sexta-feira, 8 de julho de 2011

Beijo na Boca, Não

Faz não sei quanto tempo que a novela deixou de ser um formato de relevância no Brasil. Produz-se ainda aos montes, mas podemos contar nos dedos de uma mão as tramas interessantes nos, pelo menos, últimos 10 anos. Porém, não há como negar que, como instituição cultural de um país, a novela brasileira ainda mexe com o povo, é protagonista das conversas de bar, dita moda, tendências, levanta discussões (às vezes pertinentes, pelo menos isto), ou seja, está constantemente no centro das atenções. Será sempre assim, pois somos um povo noveleiro, característica que muito tem haver com nossa raiz latina.

Mas existe uma questão que já está ficando velha, chata e cheia de mofo, que é a expectativa que as pessoas têm para que ocorra um beijo gay, principalmente na faixa nobre da Rede Globo, a das oito (que a bem da verdade já virou “das nove” há muito tempo). Entra novela, sai novela, e quando se desenha um relacionamento homoafetivo lá vem a pergunta: será que agora vai? Eu sei, há pouco tempo rolou um beijo entre duas mulheres na novela Amor e Revolução do SBT, mas ele foi menos alardeado do que seus responsáveis esperavam, ainda que os mesmos tenham feito questão de comemorar a conquista do “primeiro beijo gay numa novela”. 

Mas não se enganem com isto, pois o povo espera que a “toda poderosa” Globo se renda e mostre, de uma vez por todas, duas pessoas do mesmo sexo dando um beijo, ou mesmo uma “bitoca”. Será? Será mesmo que este povo que, na época da exibição da novela Páginas da Vida, inundou a caixa de mensagens da Globo com indignadas manifestações contra a exibição do depoimento de uma mulher que dizia ter gozado tardiamente ouvindo a música de Roberto Carlos, quer mesmo um beijo gay na “tradicional e familiar” novela das oito? Enquanto a espera continuar gerando polêmica e servindo de marketing para alavancar a audiência, podem estar certos de que a Globo fará exatamente o que o povo quer: promoverá casais gays e alimentará o suspense, mas continuará se rendendo ao conservadorismo que, a bem da verdade, ainda dá ibope.

Um comentário:

  1. Olá, Celo!
    Fico horrorizado perante a hipocrisia das pessoas. Todos aparentemente "aceitam" as relações homossexuais, porém no convívio mais restrito afloram os preconceitos e as indignações referentes à "publicidade sexual". Faça-me o favor, o que me afeta os atos sexuais de uma pessoa, desde que com total consentimento de seu parceiro?

    Abraçosssss

    ResponderExcluir