sábado, 11 de junho de 2011

Filmes de, e para enamorados

Porventura do Dia dos Namorados, resolvemos indicar filmes alusivos à data, mas não aqueles exatamente para ver juntinho com seu amor (porém que servem também para isto, é bom que se diga). O intento é, pelo pretexto da celebração dos enamorados, apontar filmes que versem prioritariamente sobre o sentimento multifacetado e poderoso que, em tese, é a força motriz do namoro: o amor.

________________________________________________________

Indicação de Conrado Heoli: Blue Valentine
Derek Cianfrance compreende o amor. Longe do ideário com o qual o sentimento é visto, o amor do senso comum, Cianfrance pinta a história de um casal em tons azuis, frios e realistas em “Blue Valentine”. O drama, que estreia com o inadequado título “Namorados Para Sempre” no inadequado fim de semana do dia dos namorados, é contraindicado para o casal que procura ver impressa em película a plenitude que espera ter em seu relacionamento. Dean e Cindy, interpretados maravilhosamente por Ryan Gosling e Michelle Williams, são vistos em dois espaços de tempo de uma narrativa não-linear: quando passam a se envolver e quando o casamento de ambos parece se esfacelar.

Não há em “Blue Valentine” a velha fórmula que transformou o gênero romance em programa para mulheres – como a própria indústria classifica. Numa estética que prioriza a verdade frente à filtros, luzes e outros artifícios que glamurizam atores e cenários, Cianfrance desenvolve seu filme com o propósito de mostrar o amor como ele é. Não digo que o amor ideal não exista ou que o “felizes para sempre” seja impossível, mas em tempos onde tais ditas verdades são vendidas – e compradas – aos montes, através de uma infinidade de produções banais, prefiro ficar com a verdade de “Blue Valentine”.

____________________

Indicação de Marcelo Müller: Amor à Flor da Pele
São poucos os filmes que conseguem, com tanta beleza poética, traduzir o sufocamento do amor, o represar de um sentimento tão intenso que, mesmo não cabendo mais em seu nascedouro, teima em não se consumar.

Primeiro a culpa dos que se julgam traídos, depois o afeto infiltrado pelas vielas da dor, e temos uma das mais belas histórias de amor que o cinema já mostrou. É romântico ao seu modo e sutilmente doloroso, uma obra-prima na qual os olhares falam mais que as bocas ansiosas uma pela outra.

____________________

Indicação de Rafael Müller: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Raiva, não aquela costumeira movida pelas engrenagens do ódio. Raiva de amor. Por sua vez, também serve de combustível ao ímpeto que transcende a razão, movendo o corpo e a mente a um local obscuro, talvez de acesso sempre disponível, todavia nunca efetivo. Lembrança boa, ruim, indiferente. A ignorância em certas oportunidades veste manto sagrado. O que tem mais valia, uma lembrança que por motivo específico nos incomoda, mesmo não tendo conhecimento de sua motivação, ou a completa e solitária indiferença? E os momentos que valeram à pena? Afinal, tal degrade sentimental não auxilia na formação do que somos hoje e do que seremos amanhã? Pois é, o ímpeto, movido pela raiva, que é extraída de nosso ser pelo ódio, irmão de mesmo pai e mãe do amor, opera, não milagres, ações e reações do tipo obscuro.

Nada mais belo do que o apego pela lembrança há pouco destinada ao abismo do esquecimento. Porque com ela, vão-se os sentimentos, esses nossos velhos amigos, conselheiros e nossos combustíveis vitais.

9 comentários:

  1. Eu diria um trio afinado, de dicas imperdíveis para aqueles que nao assistiram algum destes excelentes filmes!

    Blue Valentine entrou pro meu rol dos melhores filmes da vida!Concordo com Conrado qdo ele diz que prefere ficar com a verdade que o filme traz consigo, por sinal completamente diferente da tradução equivocada e quase irônica, pq de namorados para sempre eles nao tem nada. Tá mto mais para "a vida como ela é".
    Alerta para aqueles q vão ao cinema curtir um romance de dia dos namorados!!rs

    Marcelo, esse é o seu filme hehe. Não consigo assisti-lo sem lembrar de vc ou falar dele e nao me lembrar da pessoa que mais elogia "Amor à flor da pele". Esse sim, pra mim tb se trata de uma linda história de amor!
    E "brilho eterno.." é impecável, um roteiro perfeito e digno de ser visto por toda e qualquer pessoa que já se relacionou algum dia na vida! As lembranças..às vezes encantadoras, às vezes arrasadoras.

    Como escutei uma vez: na arte de uma forma geral, o artista tende a criar aquilo que na vida(real) não pôde,aquilo que excedeu ao desejo de realizar, por impossibilidades que ela nos coloca. E se realmente pudéssemos apagar parte de nossa memória, em tese tudo ficaria mais fácil(?). O fato é que em "Brilho eterno.." esse recurso se torna viável e faz eco para vários sentimentos de inúmeros espectadores que se identificam com esse sentimento. Ótima pedida Rafa.

    Aproveito o ensejo para deixar aqui minha dica então para o dia dos namorados:"One from the hart", mais conhecido como"O fundo do coração" de F. Ford Coppola! Desde a trilha com Tom Waits até o cenário oitentista com neons, passando por um Raul Julia irreconhecível,Natajia K. no auge de sua beleza e um drama de um casal que entre acertos e erros nos "ensina" que amar é assim!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Bela lista, indeed. Não vi BLUE VALENTINE, mas já ando com as expectativas bem altas. AMOR À FLOR DA PELE é uma obra-prima, um dos filmes mais bonitos que já assiti. E BRILHO ETERNO é uma pérola, um filme que me marcou muito.
    Aproveito para deixar aqui mais 2 lembranças: ENCONTROS E DESENCONTROS, da Sofia Coppola, e a dupla ANTES DO AMANHECER/ANTES DO PÔR-DO-SOL, do Richard Linklater.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Wallace,

    Ótima pedida, essa dupla maravilhosa do Richard Linklater. Adoro os 2!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as dicas do pessoal. Ainda não vi "O Fundo do Coração", mas logo isto será resolvido.

    Abraços a todos, e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Companheiros!
    Belas dicas. Parabéns e obrigado ao pessoal pela interação aqui neste espaço.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, Conrado. Fui assistir "Blue Valentine" neste domingo e desde o momento que li a tradução, fiquei incomodado com o nome em português.
    O filme realmente é fantástico e os dois protagonistas estão brilhantes. Eu recomendo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Opa, que post movimentado! Vamos fazer mais, pessoal! hahaha

    Achei as indicações tão ótimas quando adequadas. Só um apontamento interessante: são três filmes que dissecam o amor através de óticas nada irresponsáveis ou fantasiosas - ainda que Brilho Eterno tenha toda a carga ficcional.

    Abraços!!

    ResponderExcluir