terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Atoladinha plurisemiótica

Dia destes, navegando sem rumo pela internet, encontrei este vídeo maravilhoso protagonizado por Tom Zé, um dos mais criativos e “estrombólicos” músicos de nosso país. Confesso que não conheço sua sonoridade a ponto de tecer qualquer comentário mais profundo, mas, do que sei, chama a atenção esta busca por tangentes, por lugares e formas negligenciadas na criação ou mesmo no pensamento acerca da música. No vídeo em questão, durante entrevista concedida ao Programa do Jô, ele filosofa sobre o funk Atoladinha, e explica por que ele tem meta-refrão, microtonal e plurisemiótico. Não entendeu? Assista, é uma lição de pensamento satírico bem-humorado em sintonia com a reflexão intelectual.



Atualização: Nossa seguidora no Twitter, Noemia Menezes (@ziguezaguiando) acaba de enviar um link que complementa esta postagem matinal: Funk - Interpretando. Hermenêutica pura. Obrigado Noemia.

2 comentários:

  1. Olá, Celo!
    Fantástico, simplesmente fantástico.

    Abraçossssss

    ResponderExcluir
  2. Vi esta pérola do Tom Zé um tempo atrás e ele é realmente hilário em sua clareza. E a Noemia é a musa do Tumblr, esses dias ela me indicou o 'Tipos de Pomba' (http://tiposdepomba.tumblr.com/), que apresenta... tipos de pomba. Incrível! hahaha

    ResponderExcluir