quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Quem quer ser um Milionário?

Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado no romance de Vikas Swarup
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar

A resposta mais óbvia, quando se pergunta qual o país que mais produz filmes no mundo, é aquela que aponta os EUA. Tente com algumas pessoas, será quase cem por cento. Isto prova que o óbvio nem sempre é o correto, e que acertar perguntas é mais difícil do que parece, por mais que elas sejam de cunho popular, de conhecimentos gerais. A resposta correta para a questão é: Índia. Sim, a Índia, por meio de uma indústria poderosa, ironicamente chamada Bollywood, é o maior produtor de cinema do mundo, isto, é claro, em quantidade. Já a qualidade é algo questionável, mas o que não podemos questionar é a força do cinema indiano, que conta com ingressos baratos, grandes bilheterias, histórias recheadas de absurdos, números musicais e, às vezes, remakes duvidosos de filmes ocidentais de sucesso. Especialistas dizem que a indústria cinematográfica indiana está pronta para expandir fronteiras, invadir o ocidente e bater de frente com a toda poderosa Hollywood. Duvidam? Recentemente um grupo indiano firmou parceria com Steven Spielberg para a produção de filmes, comprando a Dreamworks, que tinha sido negociada com a Paramont tempos antes. Outro indício? O sucesso que este Slumdog Millionaire está fazendo, arrebatando prêmios, sendo considerado para o Oscar e tudo mais. Está certo que este é o filme de um diretor consagrado, afinal Danny Boyle não precisa oferecer credenciais à ninguém, mas algo me diz, que um filme tão bem feito, tão bonito e que, sem dúvida, fará um sucesso enorme, abrirá as portas para que vejamos a Índia com outros olhos.

Jamal Malik é o menino do chá, alguém que serve a bebida para operadores de telemarketing. Ele começa o filme participando de um programa de perguntas e respostas, similar ao falecido Show do Milhão. Jamal está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias (cada Real equivale a, mais ou menos, 23 rúpias). Jamal está sendo interrogado pela polícia, desconfiam que ele trapaceie no jogo, afinal como um favelado, assistente de operadores de telemarketing, sabe todas as respostas? É bem difícil escrever sobre o filme sem entregar algo, ou mesmo dissolver um pouco a surpresa que a história nos oferece. Bem, deixarei então de falar sobre o enredo e vamos aos fatos. Slumdog Millionaire é um grande filme, a melhor realização de Danny Boyle desde Trainspotting.

Confesso que, no início, achei que a narrativa seguiria uma estrutura esquemática, engessada, com a utilização de flashbacks que davam sentido ao presente. Felizmente, o diretor escapa desta armadilha rapidamente, para, utilizando as alternâncias no tempo de forma correta, impecável, construir uma verdadeira jornada, que nos leva a ver Jamal desde pequeno, até....Bem, até o que acontece no fim do filme. Slumdog Millionaire em sua essência fala sobre perseverança, sobre a sobrevivência em uma área devastada pela pobreza e pelos conflitos étnicos/religiosos. Fala de um povo que precisa de heróis, de um povo que necessita de modelos para seguir em frente. Fala ainda de amor, de uma forma tão desesperada quanto bonita. Se fosse feito no Brasil, alguns hipócritas iriam criticar por mostrar favelas, pobreza, a vida dura deste povo. Mas os hipócritas não merecem ser ouvidos e/ou lidos. E sim, existe aqui uma influência de Cidade de Deus, queiram ou não. Confesso que ainda sinto algumas lágrimas que sobraram do filme, algumas que teimam em cair quando lembro desta grande realização de Boyle.

Slumdog Millionaire conta com uma trilha sonora exuberante e, para nossos ouvidos, exótica. A fotografia é maravilhosa e corrobora com uma direção rebuscada, cheia de enquadramentos inspiradíssimos e que justificam a fama de Danny Boyle como esteta. Mas o filme não é só técnica, tem muita emoção na história de Jamal, sangue que se mistura com lágrimas, tanto as de tristeza como as de alegria. Se for indicado ao Oscar, como a maioria dos prognósticos aponta, é meu favorito, pelo menos por enquanto. Está na hora de premiarem filmes de verdade, não como os que a academia tem laureado nos últimos anos. Slumdog Millionaire é cinema, mas é de verdade.

Ps.: Reparem na maravilhosa homenagem que ocorre durante os créditos. Encerramento em alto nível para um filme assim.

2 comentários:

  1. Olá!
    Celo, que bacana ler um texto seu tão apaixonado. A vontade de assistir à esse filme já me perseguia antes de seu texto, pelos elogios anteriores aos seus e por ter selo de qualidade Danny Boyle. Pois bem, em minhas curtas, porém quase santas férias, darei prioridade total à Slumdog Millionaire.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  2. Olá Celo!
    Primeiramente tenho que ir contra o que escreveu no início do texto, e dizer que o atual maior produtor de filmes é a Nigéria, assim como confirma Ricardo Calil em seu blog e na última edição da revista Trip. Mas isso é mero detalhe, visto que a informação muda conforme passam os anos, já que bollywood também produz filmes aos montes!

    Enfim, queria mesmo dizer que adorei seu texto elogioso e muito agradável. Não tenho muitas palavras pra descrever Slumdog! Me apaixonei, como te disse anteriormente, e vibrei muito com o filme. A direção de Danny Boyle surpreende... Enfim, já te escrevi com mais detalhes o quando gostei do filme e não vejo necessidade em repetir tudo aquilo aqui.

    Grande abraço, Celo!

    ResponderExcluir