Título Original: Ryabinoviy vals
De: Alyona Semenova e Aleksandr Smirnov
Rússia, 2010.
Inspirado em fatos, "A Valsa das Flores" se passa na Rússia depois da 2ª Guerra Mundial e narra a passagem de muitas jovens de 16 e 18 anos que eram enviadas aos campos minados no norte do país, para limpar a área deixada pelos nazistas. Duas jovens protagonizam essa história triste, real com muita propriedade. São elas: Marusya que é uma artista promissora, ligada à música e Polina que é uma jovem viúva aprendendo a lidar com a falta do marido.
Em meio a um cotidiano árduo, arriscado e sem muita esperança, essas duas jovens e o tenente de quem elas recebem ordens dão um show de atuação e passam muita emoção em vários momentos. O que mais comove, além da narrativa que nos faz lembrar o tempo todo que o roteiro foi baseado em fatos, é a falta de expectativa destas jovens que passam uma vida a "desarmar bombas" e precisam "bailar ao som da valsa das flores" para sobreviverem. Provavelmente, é um filme que vai demorar a chegar até ao nosso circuito. Ótima surpresa.
Parece que os horrores provocados pelas Guerras ao longo da história são campo quase que inesgotável para boas (e más) narrativas cinematográficas. Menos mal, afinal devemos evitar o esquecimento das barbáries, mantendo sempre suas lembranças vivas, para que não se repitam.
ResponderExcluirCurioso pelo filme, sem dúvida.
beijos
Olá, Carol!
ResponderExcluirTemática bastante interessante.
Beijossss
Sobretudo humano e muito sensível.
ResponderExcluirAdorei esse filme!
Olá, Carol!
ResponderExcluirFico na expectativa para que este (e outros filmes) apareçam no circuito brasileiro! Ou ao menos na internet, né?! haha Fiquei curioso.
Beijos!