sábado, 24 de janeiro de 2009

A Dança da Morte


Híbrido entre animação e documentário, Valsa com Bashir, dirigido por Ari Folman, um ex-combatente do exército israelense, é um belíssimo exemplar de como o cinema se apropria dos conflitos bélicos para realizar obras que deveriam servir de exemplo para as vindouras gerações. Casando belíssimas imagens com profunda reflexão, Ari Folman narra com uma dureza quase poética, o horror de uma guerra, suas implicações, vítimas físicas e psicológicas. Um filmaço, que extrapola qualquer rótulo. Independente de ser animado (muito bem animado, por sinal) Valsa com Bashir é, antes de tudo, cinema de primeira. Pena que os conflitos entre israelenses e palestinos que o filme narra, sejam tão atuais.

2 comentários:

  1. Olá, Celo!
    Belo textículo. Gostei, Por vezes é prazeroso ler algo diminuto, mas que vai contra a corrente acadêmica que tanto preza o tamanho e, nem sempre, o conteúdo. Apesar de ter assistido travado pela fadiga, não da animação, longe disso, pude perceber a qualidade e beleza dessa realização, triste dizer "beleza" sendo que a abordagem é a guerra, algoz de milhões de famílias no mundo.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  2. Pretendo ver logo o filme, espero bastante dele, mas não a quantidade exagerada que normalmente faz com que fiquemos um pouco decepcionados, quando colocamos expectativas demais em algo. :)

    Logo poderei ter uma opinião válida sobre Valsa com Bashir!

    Abraços Celo!!

    ResponderExcluir