sexta-feira, 15 de abril de 2011

Minha semana "Guido Anselmi" e Cannes


Semana de crise criativa. Não consegui escrever nada que prestasse para o blog (há os que dizem que nunca consegui, mas tudo bem). Tentei, em vão, rascunhar alguma coisa sobre os filmes assistidos no fim de semana passado, os excelentes Cópia Fiel e Animal Kingdom. Não saiu nada que merecesse a leitura dos que nos acompanham. Os três (TRÊS) textos que fiz sobre o filme de Kiarostami ficaram horríveis, um por pura falta de conteúdo, outro por seus excessos, e o terceiro, que me levou a desistir momentaneamente de escrever algo mais elaborado sobre a obra, por ser uma tentativa falha de teorizar sobre como o filme me parece uma discussão rica sobre a potência da encenação no cinema, e sua relação com a vida real. Crise criativa é a treva, como diria uma conhecida minha. Mas se os grandes artistas as tiveram, têm ou ainda terão, por que esta sensação de vazio não acometeria, às vezes, um blogueiro cinéfilo como eu? Confesso que lembrei de Fellini, e seu 8 e ½ que, aliás, já está pedindo uma segunda audiência.

Além de crise, semana também de anunciados em Cannes. A lista de candidatos este ano me pareceu mais forte, se comparada a do ano passado. Grandes nomes consagrados, promissores diretores estreantes e aquela sensação de que a Palma de Ouro é, indubitavelmente, o mais relevante prêmio do cinema mundial. A lista completa dos concorrentes e das mostras paralelas você pode conferir aqui. Sem delongas, aí vão quatro trailers de filmes que irão à croisette (em competição ou nas mostras), e que me deixaram “chapado” (nada a ver com cannabis ou qualquer outra substância alucinógena, que não o próprio fascínio pelo cinema): Melancholia, de Lars Von Trier, Sleeping Beauty, de Julia Leigh,  o brasileiro Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marcos Dutra e A Árvore da Vida, de Terrence Malick.







4 comentários:

  1. Celo! Estou pirando mesmo com "Precisamos falar sobre Kevin", ainda mais agora que ele foi selecionado. Almodóvar, Woody Allen, Malick e esta galera toda me interessam muito, mas esse final de semana já tenho uma meta estabelecida: imersão no cinema de Lynne Ramsay para tentar imaginar o que ela fez com um dos melhores livros que já li.

    Abraços, guri!
    E força com essa criatividade. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Conrado!

    Só pra dizer e complementar seu post acerca de "Kevin..". Pois também fiquei louca com o livro que rendeu muita coisa ao meu trabalho e de colegas próximos.Impressionante a capacidade de afetação que esse livro pode causar e a forma "acessível" dentro do possível com que o autor descreve, narra a história!
    Fico pensando isso no cinema(!)Vamos ver..
    Mas também tenho curiosidade com um que está lá..da Libanesa Nadine Labaki que dirigiu "Caramelo".Além do mais novo do Paolo Sorrentino, esse também promete!

    beijos Marcelo!

    ResponderExcluir
  3. É realmente incrível, Carol! Imagino o que seja para alguém da psicologia poder analisar o livro e aplicar teorias em toda esta rica narrativa! Eu fiquei principalmente impressionado com toda a complexidade da personagem principal e as várias formas com que ela lida com os acontecimentos de sua vida, numa crescente que caminha até um quase absurdo, porém muito justificado, estado de conformidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Celo!
    A crise criativa e a preguiça me atacam de tempos em tempos, não é algo exclusivo seu. Sobre os filmes, apenas faltou na compilação de trailers o mestre espanhol Almodóvar.

    Abraçosss

    ResponderExcluir