sábado, 12 de maio de 2012

Cinema ou A Novela das 8?


Eleito melhor roteiro no Festival do Rio 2011, A Novela das 8 é “vendido” como homenagem à Dancin Days, sucesso de Gilberto Braga que trouxe a discoteca para o Brasil então coagido pela ditadura Ernesto Geisel.  Tal movimento canhestro visa apenas atrair os fãs da trama pretérita ao cinema do presente, já que, propriamente como recurso narrativo, a aproximação resume-se a uma citação aqui, outra bem acolá.  O filme foca-se nos árduos anos de chumbo e na coletividade que, em busca de escapismo, arrendava sua atenção ao ritmo e aos brilhos do horário nobre. Mas que não se espere qualquer apontamento mais ferino acerca da miopia provocada pelo folhetim global.

Dora é ex-militante e trabalha como empregada doméstica da prostituta Amanda. Num revés próprio à estrutura novelesca e seus artificialismos, ela identifica um dos clientes da patroa como seu algoz de idos tempos e, logo após matá-lo, foge com a chefa feita inadvertidamente cúmplice. As coisas vão evoluindo (ou seria involuindo?), e entram em cena diversos personagens possivelmente retirados de algum arcabouço de lugares-comuns: o torturador caricaturalmente vilanesco, o filho que nada sabe dos pais (representante da inocência), os capangas arrependidos, os guerrilheiros “mocinhos”, etc. Pílulas de pseudo-incorreção surgem na forma de palavrões, sangue, beijo gay, entre outras manifestações banalizadas e superficiais, pois destoantes do itinerário narrativo percorrido pela fábula.

De dramaturgia esvaziada, A Novela das 8 ainda padece de decupagem e encenação pouco inspiradas. E para que não se fale em desastre total, há certa simpatia na representação exagerada de Vanessa Giácomo, essa, porém, tampouco aproveitada a contento pelo diretor Odilon Rocha, num rocambole repleto de figuras rasas e desenvolvimentos condizentes com tal profundidade. Quem for ao cinema em busca de elaboradas alusões a Dancin Days terá ingrata surpresa, bem como os que confiam resultar da justaposição “novela/ditadura” um substrato crítico mais espesso. Sem dúvida que há boas intenções em A Novela das 8, principalmente na reabertura de velhas feridas, mas como bem se sabe, a morada do capeta está repleta desses intentos que não dão em nada.


Publicado originalmente no Papo de Cinema

2 comentários:

  1. Olá, Celo!
    Bom, ao menos, pelo que seu texto nos diz, a narrativa segue o que o nome precede.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  2. É o ápice da globochanchada?
    Um filme que passa longe da minha lista de interesses... Ainda mais depois da sua resenha.

    Um abraço, Celo!

    ResponderExcluir