domingo, 13 de maio de 2012

Artigo: Semiótica e Ambiguidade no Cinema de Leni Riefenstahl


Ainda em 2010 tive o desafio de escrever um artigo científico, com a supervisão da Profª Mª Tassiara Baldissera Camatti, no qual discorresse sobre semiótica e um tema de interesse próprio. Com base na teoria de Jan Mukarovsky sobre as funções da arte e o cinema da cineasta alemã Leni Riefenstahl como estudo de caso, desenvolvi o artigo Semiótica e Ambiguidade: Funções Práticas e Estéticas da Arte no Cinema de Leni Riefenstahl, que foi selecionado e apresentado na 12ª edição do congresso Intercom Sul em maio de 2011. 

Agora disponibilizo o artigo na íntegra, com a intenção de que ele sirva de alguma forma para possíveis interessados. 

Resumo:
Tão logo o cinema passou a ser visto como uma ferramenta comunicacional e a ser considerado uma arte, também se percebeu seu poder de persuasão para com a massa. Uma infinidade de filmes de propaganda foram lançados, usufruindo de diversos recursos narrativos e estéticos a fim de transmitir mensagens bastante parciais a seus espectadores. Quando Leni Riefenstahl se tornou a cineasta oficial de Adolf Hitler, muitos questionaram se sua produção cinematográfica era meramente propaganda ou se possuía valor artístico. O presente artigo procura pela resposta de tal questão e, ao fazer uso das teorias da linguagem do cinema e da semiótica que explora a estética e sua significação na arte, analisa a ambiguidade presente no cinema de Riefenstahl pelo ponto de vista de sua significação estética e do inegável cunho social e partidário.

Você pode acessar o artigo completo clicando aqui.

3 comentários:

  1. Olá, Kon!
    Muito legal.
    Você tem a versão impressa, Kon? Bah, porque ler no computador ninguém merece ¬¬


    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Olá Kon,

    Excelente post. Eu que esperava há uns bons meses pela possibilidade desta leitura, vou ter de esperar um pouco mais. Assim que o tempo der uma parada, desço desse bonde ultimamente inquieto, e me ocupo de suas, certamente, tão interessantes linhas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Opa, guris, obrigado!
    Tenho o documento impresso sim, sei que tornará a leitura muito mais fácil. Porém, por se tratar de um artigo acadêmico, não esperem uma leitura lá muito instigante. haha

    Um abraço!

    ResponderExcluir