sexta-feira, 27 de julho de 2012

A agonia de Fausto


Um tanto desconcertante a versão de Fausto levada às telas por Alexander Sokúrov. Sobre a história, não é preciso da base literária para sabê-la, em linhas gerais, é claro: um homem vende sua alma a Mefistófoles em busca de poder e respostas existenciais sobre corpo e alma. Este Fausto adapta a famosa obra aos tempos da Idade Média, utilizando o entorno para, quem sabe, amplificar o périplo do doutor e de seu companheiro, um ser deformado, acometido de dores intestinais, sôfrego, porém dotado da astúcia conveniente aos preceptores.

Sokúrov reza pela cartilha de Andrei Tarkovsky, mas, a bem da verdade, eventuais comparações ao grande cineasta tendem a lhe desfavorecer. Enquanto o compatriota “esculpia o tempo” autoral e sensivelmente, Sokúrov, em Fausto, fica num meio termo incômodo, entre sua necessidade estética/pictórica e alguns momentos de rara inspiração, como a sequência da autópsia. Fausto possui ritmo estranho, deliberadamente truncado, não é um filme fácil. Mesmo chancelado pela conquista do Leão de Ouro no prestigiado Festival de Veneza de 2011, polariza opiniões.

Como genuíno artista, Sokúrov arrisca-se, e preconiza isso a seus colaboradores, vide a bela fotografia do francês Bruno Delbonnel (de O Fabuloso Destino de AméliePoulain), vertiginosa e de morfologia incomum. Ousa em apostar nas percepções de um público que, supostamente, precisa atirar-se para fruir. O risco merece recompensa, e dar outra chance a Fausto pode bem sê-la, pois, de cara, a exuberância visual e o fluxo narrativo soam desencontrados. Arte ou engodo? Mesmo sem garantias, talvez apenas a repetição nos faça gozar essa viagem marítima, sem tonturas, ambientados às torrentes revoltosas pelas quais navega a nau de Sokúrov. 


Publicado originalmente no Papo de Cinema

2 comentários:

  1. Que texto Marcelo!! Só torna Fausto mais denso do que imaginava!! Essa semana verei e voltarei aqui...
    beijos
    Carol G.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Celito!
    Darei preferência à obra literária e, depois, verificarei sua transposição às telonas.

    Abraçossss

    ResponderExcluir