quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bat-fragmentos



Lunático atirando dentro do cinema, projeções de bilheteria, mira em recordes, toda essa periferia fica para trás (porém não no esquecimento) quando se vê Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, digno e empolgante encerramento da trilogia levada a cabo por Christopher Nolan, convenhamos, muito mais feliz na abordagem do homem-morcego que seus colegas Tim Burton e Joel Schumacher.

Nessa terceira parte, Bruce Wayne precisa voltar do autoexílio para combater a Liga das Sombras, responsável, entre outros, por sua modelagem. O líder Bane é um vilão para ficar grudado na lembrança de quem gosta deste tipo de filme. Sua voz gutural é marcante, e, mais admirável, nota-se o ator por baixo da máscara, imprescindível à sua permanência pós-sessão. E Anne Hathaway também está ótima (e linda) na pele (ou seria na roupa justa?) de Selina Kyle. 

Enquanto personagem trágico, Batman cumpre seu papel, sem com isso desagradar a grande indústria que financia o espetáculo, as explosões e toda parafernália tecnológica. Dentro das inevitáveis comparações, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge é o mais catártico, grandioso e urgente da trilogia. Ainda prefiro o segundo, simplesmente por que a complexidade antagônica de Coringa, enquanto duplo do Batman, acaba enriquecendo ambos como nenhum outro. Mas acho adequado alguém como Bane, a força bruta e inteligente do submundo, para levar Gothan ao estado de iminente implosão.

São lacerantes as lágrimas do mordomo Alfred diante da suposta falha, a certa altura. Michael Cane é grande, e o diretor mostra-se inteligente o bastante para centralizá-lo, amplificando o drama do cuidador zeloso daquele prestes a jogar-se contra algo sem volta. Há uma que outra previsibilidade, mas não se deve privar Nolan de elogios pelo encerramento coeso de uma trinca que, certamente, mudou a maneira de ver heróis no cinema. O diretor é também habilidoso enquanto produtor, pois sabe não esgotar um personagem tão lucrativo, abrindo caminho à continuidade. Vai longe esse Christopher Nolan.

2 comentários:

  1. Estava ansiosa por seus comentários sobre Batman!!
    :)
    Tb gostei mais do 2o...mas achei esse sensacional!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Celo!
    Está aqui em minha lista imaginária sem fim /o/


    Abraçosss

    ResponderExcluir