domingo, 21 de setembro de 2008

O Caderno de Rafael

José Saramago. Há um tempo diria ser um nome não estranho à minha memória, porém de cunho íntimo inexistente. Talvez até diria mesmo ser escritor, contudo a certeza não me acompanha em tal afirmação. Ano passado (2007), a disciplina “Laboratório de Criatividade” contava com a tarefa de resenhar um livro do autor português, O Homem Duplicado. Tendo em vista que minha curiosidade literária já se fazia presente e a busca pelo livro nas prateleiras da biblioteca universitária seria digna de gladiadores, resolvi comprar o livro, edição brasileira da Companhia das Letras. Sobre essa experiência nada mais relatarei, pois caso tenha lhe instigado por informações mais delineadas a respeito desse, segue link de minha autoria.

Fã ardoroso. O que sou em relação a Saramago. Um exemplo de alguém que começou sua carreira literária tardiamente e de êxito singular, bem como a maneira que usa para se expressar. Fabuloso jeito com as palavras. Fiquei surpreso com a notícia de que as rugas de Saramago não o impediram de lançar um blog. Não apenas um blog, lança mão de estigmas próprios de pessoas de idades avançadas, que vêem na internet um estranho, avesso às suas ideologias. José Saramago usa desse para lidar com sua famigerada inquietação intelectual.

No post de abertura nos deparamos com texto de sua mulher, Pilar. Informa do término de um novo livro, para deleite dos fãs, A viagem do elefante, cujo trecho pode ser apreciado no endereço eletrônico do autor.

No link “O Caderno de Saramago” pode-se ler alguns textos do mestre português. O prazer das páginas de seus livros disponível agora, em escala menor e com objetivo diverso, na grande teia. Que Saramago continue tecendo seus pertinentes textos por muito tempo, seja na rede e, principalmente, nas páginas inebriantes de seus livros.

2 comentários:

  1. Olá Rafa,
    Parabéns pelo seu texto, no qual tu esbanja uma linguagem que te é peculiar e que merecia ser melhor aproveitada (já falei para tu escrever mais e me sustentar com teu talento..hehehe). Outro ponto positivo foi o uso de links que deu mais dinamismo e informação à leitura. Quanto ao Saramago, não tem muito o que acrescer. Um dos maiores autores que a língua portuguesa já teve, dono de um estilo ímpar e que cativa, não só por sua inventividade e linguagem, mas também por seu senso humano, político e colocação como cidadão do mundo, mesmo que nunca perca suas raízes. Divaguei um pouco, mas era isso...hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente forma de recomendar o blog do Saramago Rafa, acompanhado de um texto seu. Ótimo, por sinal. Já favoritei o link e pretendo dar uma olhada vez ou outra para me deleitar com os escritos deste mestre da literatura.

    Não posso falar muito mais, pretendo adiantar em muito minha leitura de Ensaio Sobre a Lucidez!

    Abraços! ;)

    ResponderExcluir