quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fraco, de propósito?

Assisti Arraste-me para o Inferno, retorno do diretor Sam Raimi ao terrir, o sub-gênero dos filmes de terror que fez dele objeto de culto nos idos anos oitenta. Não gostei muito. Confesso que até me diverti um pouco com toda aquela auto-referência que o diretor faz do cinema que o catapultou, mas achei o filme tão enrolado e mal interpretado, que não me disse muita coisa. Gostei de algumas cenas, mas fiquei com a sensação de que se o filme tivesse 40 minutos, seria menos vazio, pois aí não ficaria chafurdando numa mesma ideia quase duas horas, enrolando o espectador. É claro que contribuiu para este sentimento de frustração o fato de eu não ser muito ligado a este modelo de filmes, esta mistureba que me parece mais uma brincadeira, um exercício, do que bom cinema. Mas esta é uma posição pessoal. Num dado momento, pensei até que estava sendo meio ranzinza com o longa-metragem, afinal de contas é uma incursão por um cinema de gênero, e como tal obedece certos cânones. Depois de refletir, concluí que mesmo sendo intencionais sua superficialidade, seus erros óbvios de continuidade e sua previsibilidade, não preciso ser indulgente com Arraste-me para o Inferno. O que eu defendo é que quando um diretor reconhecido por seu talento resolve fazer um filme-homenagem, e ele não utiliza os clichês de determinado gênero para criar algo estimulante, ou que seja engenhoso como diversão, sendo assim uma simples colagem de signos moldados precariamente, o fato de ele ter consciência desta tosquisse e provocá-la, como exercício nostálgico de cinema, não deixa o filme menos insosso e ineficaz.

3 comentários:

  1. Tem uns filmes que são desde o 1o impacto(no trailer) desanimadores. Assim eu fiquei ao ver um trecho de "Arraste-me para o inferno", agora então lendo seu texto é que eu fico com a certeza de que não verei tão cedo!!
    Te acho muito generoso nos comentários e sempre otimista, se teve essa impressão, é porque o filme não agradou mesmo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Celo, bastante pessoal e de argumento muito válido. Não conseguiria reproduzir tudo o que discutimos acerca do tema aqui, mas para simplificar, assim como você fez em certo momento no texto, vi o filme e não gostei muito. hehe

    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Celo!
    Apesar de compartilhar contigo esse distanciamento em relação ao cinema de terror ou algo semelhante, como melhor parece classificado "Arraste-me para o inferno", tinha minhas esperanças que, se não todas, foram ocultadas em um buraco negro desconhecido.

    Abraçosss

    ResponderExcluir