quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Elegância do Rústico

Olá, caro amigo-leitor!
Eis novamente minha presença ativa, quanto a postagens, neste espaço, passadas três décadas inteiras. Por favor, me permitam a exacerbação dos fatos, o que acaba destoando da realidade, já que a idade que tenho adicionada à deste blog, não totalizam o tempo descrito acima. Todavia, uma pitada de drama normalmente desperta certo sentimento de indulgência nos indivíduos.

Bom, chega de divagação ou, como diria o Celo, Filosofia do Bar 13. Seria incorreto de minha parte não compartilhar as impressões que tive acerca do livro datado de 2006, A Elegância do Ouriço, da francesa Muriel Barbery. A história é construída a partir do edifico de classe alta da Rue Grenelle, número 7 e duas de suas moradoras: Paloma Josse, uma garota-gênio prestes a completar 13 anos, a qual possui tendência suicida e a Sra.Michel, para os mais íntimos, e são poucos, simplesmente Renné, a concierge (zeladora) que usa dos estereótipos de sua profissão para ocultar uma mente fervilhante e ávida por conhecimento e arte.

Interessante como Barbery edifica as personagens, essencialmente as duas que dividem as vozes narrativas da trama, Paloma e Renné, essa última nitidamente com mais espaço e força no decorrer das 350 páginas da versão em português. A consciência comungada pelas protagonistas do mundo e de suas engrenagens, destinada à penumbra por muitos, gera uma visão tomada de resíduos putrefatos, local onde a luz e a beleza ganham maior esplendor. Embora em dados momentos o livro se perca em apontamentos recorrentes da arte, conferindo tom pejorativamente pop ao clássico e artístico, a leitura é extremamente prazerosa, comovente e, citando sem citar seu final, surpreendente.
Então, fica a dica e até breve.

2 comentários:

  1. Olá Rafa,

    Sem adulações desnecessárias, seu texto está, muito pela coesão e clareza da tua análise, excelente. Acompanhei mais de perto teu processo de leitura, pelos teus comentários sobre o andamento do mesmo, e teu entusiasmo neste período já se configurava em motivo suficiente para aguçar minha curiosidade. Quando dizes que elas debatem sobre arte, fico mais inclinado a colocar este na minha lista de livros que preciso ler, não em 2009, já que a lista está grade, mas certamente em 2010.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Outro livro para minha longa lista de futuras leituras... Há tempos tenho interesse em "A Elegância do Ouriço", agora com seus comentários elogiosos minha vontade de ler apenas aumentou.

    Abraços Rafa!

    ResponderExcluir