sábado, 19 de dezembro de 2009

35 Doses de Rum

Direção: Claire Daines
Roteiro: Jean-Pol Fargeau e Claire Denis
Elenco: Alex Desças, Mati Diop, Nicole Dogue, Grégoire Colin, Jean-Christophe Folly, Djédjé Apali, Eriq Ebouaney, Julieth Mars Toussaint

Tendo o hábito de ler críticas de cinema, às vezes nos deparamos, num texto aqui outro acolá, com um crítico dizendo que certo filme “vai crescendo após a projeção”, ou seja, que ele vai melhorando depois que acaba, quando o espectador assimila o que viu. Os que acusam estes críticos de pedantismo têm a visão estreita de que este é o tipo de argumento inválido, ou seja, que ou se gosta de um filme durante a audiência do mesmo ou não se gosta, sendo a percepção imutável. Estes, os que não dão valor ao crescimento da percepção a cerca de uma obra depois do contato, provavelmente não procuram algo mais do que entretenimento, ou mesmo não sacrificam seus preciosos minutos para “divagar” sobre os efeitos que um filme pode provocar. Acredito piamente que o cinema, quando compreendido como expressão artística, contribuinte da nossa formação humana, não se limita ao tempo de duração de seus filmes.

Tudo isso para falar de 35 Doses de Rum, filme francês, dirigido pela experiente Claire Denis que, em mim, se configurou exemplar, se levarmos em conta o primeiro parágrafo deste texto. Daines desenvolve sua narrativa em um aparente fiapo de história, envolvendo um pai, uma filha, uma vizinha que é taxista, um vizinho meio que perdido na existência e um colega de trabalho do primeiro, que acaba de se aposentar e vê sua vida meio que perder o sentido. O desenvolvimento é lento e gradual, numa daquelas narrativas das quais somos cúmplices, pois vamos acompanhando a evolução da história e a edificação das relações entre os personagens, aos poucos fazendo as conexões necessárias para entender o porquê dos olhares perdidos, as motivações de uma ou outra atitude intempestiva e as implicações das relações. Daines despoja seu filme de qualquer sentimentalismo barato, até mesmo quando há uma cena de forte impacto emocional, as lágrimas são contidas, rebaixadas num confronto com a realidade, na qual, geralmente, não as vertemos aos cântaros.

35 Doses de Rum é forte porque se estabelece nas conexões, na maneira como os personagens se ligam, ou tentam se ligar, uns nos outros. Não somos inundados de explicações, cenas do passado que auxiliam na tarefa de construir o filme, aqui as sutilezas são pontuais. Uma carta da qual podemos ver um pedaço, uma palavra aparentemente solta, uma situação que parece destoante, uma reação inesperada, é assim que ele se constrói, principalmente sobre a relação entre Lionel (interpretado com uma veracidade dolorosa por Alex Descas) e sua filha, no casulo com o qual se protegem, no qual ambos procuram a felicidade, na distância segura que mantém de outras relações sentimentais.

35 Doses de Rum é um filme que cresce após a sessão pela opção narrativa da diretora, que nos dá a oportunidade de revelá-lo aos poucos. Isso não quer dizer que a fruição do mesmo não seja intensa quando o estamos vendo, mas ele realmente cresce porque fica conosco, e esta reverberação vai nos revelando coisas que enriquecem a experiência. Dá gosto uma visão tão sensível como a de Daines, que nos oportuniza uma experiência como esta, na qual somos convidados a investigar sentimentos, não exatamente buscando respostas definitivas, pois elas não existem quando falamos de humanos e do que eles sentem.


4 comentários:

  1. Se arrependimento matasse..rs
    Na época do festival cheguei a comprar ingresso para "35 doses de rum", filme pouco procurado, acredite!Mas como meu tempo estava curto, tive que optar por 1 que passava no mesmo horário, prefiro nem comentar qual foi o ecolhido hehe.
    O fato é que adoro a Claire Denis e depois do seu texto, fiquei com mais vontade ainda de ver "35 doses de rum".
    Sabe que, quando estava lendo esse texto..fiquei lembrando de vc falando de "o agente da estação" e "O visitante" , vc acha que o estilo se assemelha?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não se martirize por não ter visto ainda "35 Doses de Rum" Carol, imagino que no Festival perde-se muitos filmes em prol da audiência de outros mesmo. Recomendo que quando tenha a oportunidade assista, pois é um filme que me ganhou pelas sutilezas. Quanto aos dois filmes que tu mencionou, eles não guardam muitas semelhanças com este, já que o filme da Daines tem uma mise-en-scène mais naturalista, e um fluxo narrativo menos linear.

    De qualquer forma, acredito que tu vá adorar.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Celo!
    Seu texto extingue qualquer argumento contra o primeiro parágrafo de sua autoria, tema que magistralmente desenvolve ao longo da disposição de suas, bem escolhidas, palavras. O tom reflexivo é evidente e impossível de ser edificado sem tal exercício intelectual, o qual, ao meu ver, é a razão primeira da arte. Mover as engrenagens, por hora enferrujadas e atrofiadas, de nossas mentes, promovendo dessa maneira a evolução humana ao seu mais alto grau.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não pude ver "35 Doses de Rum", já que o mesmo se encontra preso dentro de um HD pessoal inacessível... Enfim, não posso opinar sobre o filme, mas sobre seu primeiro parágrafo inicial, concordo integralmente.

    Abraços Celo!

    ResponderExcluir