sábado, 31 de dezembro de 2011

No mundo nada se perde, tudo se anuncia.





Olá, caro amigo-leitor!

Passados meses sem linhas escritas por minha pessoa aqui neste espaço, com exceção das que estão represadas nas janelas de comentários, sufocadas pelo deslocamento e pelo tom coadjuvante de participação, volto pela obrigação imposta por obra literária de primeira.

O último livro do ano, Crônica de Uma Morte Anunciada, do mestre Gabriel Garcia Márquez (Cem Anos de Solidão), foi apreciado pelo Marcelo, irmão e colega de blog, há alguns anos, indicado/obrigado por uma disciplina na universidade. Lembro que na época teceu vários comentários, todos bastante positivos. Hoje, posso atestar que a tenra idade lhe foi suficiente para lhe guiar a um discernimento adequado.

A história aborda a morte de Santiago Nasar, suas conseqüências e reflexos, num povoado rural de tempos já idos. O jovem é assassinado pelos gêmeos Vicário, cujo objetivo é restabelecer a honra perdida da irmã, supostamente tomada pelo protagonista brutalmente retalhado, tal qual um suíno em mãos cruéis.

O autor colombiano já condecorado com o prêmio Nobel, arquiteta de maneira habilidosa as relações dos moradores/personagens com a tragédia, anunciada muito antes de ocorrer. Interessante notar como as tradições impulsionam engrenagens, mesmo enferrujadas ou sem a intenção, por parte dos envolvidos, de colocá-las em movimento.

Os homicidas utilizam da fala para transmitir o que os tornará aptos ao título da palavra segunda deste parágrafo. Não buscam a notoriedade, antes, que alguém creia que, mesmo embriagados e donos de temperamentos destoantes do que se anuncia, impeça e ainda testemunhe a reação e tentativa dos consanguíneos. Sem crime e acerto de contas promovido. Perfeito. Seria perfeito. Pena que logo nas primeiras frases do pequeno livro o autor já nos garante a morte do jovem. Aos poucos tudo se encaixa, de maneiras imprevisíveis, feito na vida. 


Ah, aproveitando a data, que 2012 seja um ano de fervo cultural, seja no público ou no privado.. Abraçosss

2 comentários:

  1. Olá Rafa,

    Realmente, "Crônica de uma Morte Anunciada" é muito interessante, não só pela maneira como Garcia Márquez arquiteta a tragédia que se avizinha, mas, e principalmente, como desenha os personagens que percorrem o trajeto até a inevitável.

    Nem precisaria, mas vou repetir: o quanto é bom ler teus textos, de forma e conteúdo igualmente instigantes, por aqui.

    Abraços e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafa!
    Este livro é excelente, lembro que li em uma tacada e que me suscitou o estado que mais me instiga na literatura: puro suspense.

    Obrigado pelo post, garoto!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir