domingo, 21 de setembro de 2008

Caxias em Cena: Começar a Terminar

Do alto de seus 76 anos, esta semana, durante o Porto Alegre em Cena, Antônio Abujamra estreou mais uma peça, dirigindo e atuando. Começar a Terminar teve como seu segundo palco, hoje, o Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura. A peça é uma declaração de amor do artista à um dos maiores dramaturgos do século XX, senão o maior, Samuel Beckett. Durante mais ou menos quarenta minutos, Abujamra conversa com o público se utilizando de alguns personagens clássicos do dramaturgo irlandês. Interagindo com dois personagens, um homem e uma mulher, que parecem saídos diretamente do imaginário daquele que foi um dos fundadores do teatro do absurdo, Abujamra transborda segurança e transmite à nós, espectadores, a força de um grande artista reverenciando a obra de outro grande artista. A encenação não se curva à linearidade ou mesmo ao entendimento, servindo sim ao pensamento por meio dos signos, atingindo um plano mais sensorial. A reflexão sobre o papel da arte e sua implicação cotidiana aparece, disfarçada no tom satírico, no deboche de um texto adaptado com intenções de mostrar que, ao entendermos a arte, possivelmente entendemos o que somos, para que servimos e, quem sabe, para onde vamos.

2 comentários:

  1. Olá, Celo!
    Que bacana seu texto. Realmente, Abujamra é excepcional. Como você mesmo comentou à saída do teatro, tem uma presença impressionante, destacada pela bela escolha da trilha. Até seus pequenos deslizes no texto soaram como acréscimo em sua naturalidade absurda.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  2. O que dizer?! Só que perdi a peça... Parece interessante, embora a figura do Abujamra seja um tanto excêntrica para mim... Não que isso seja de todo ruim! Que ele é extremamente inteligente, não se pode duvidar.

    Abraços Celo!

    ResponderExcluir