domingo, 7 de setembro de 2008

Estamira

Que Deus é esse? Que Jesus é esse, que só fala em guerra e não sei o quê?! Não é ele que é o próprio trocadilo? Só pra otário, pra esperto ao contrário, bobado, bestalhado. Quem já teve medo de dizer a verdade, largou de morrer? Largou? Quem ando com Deus dia e noite, noite e dia na boca ainda mais com os deboches, largou de morrer? Quem fez o que ele mandou, o que o da quadrilha dele manda, largou de morrer? Largou de passar fome? Largou de miséria? Ah, não dá!

Trecho fortíssimo do ótimo documentário Estamira, dirigido por Marcos Prado. Um filme sobre as dificuldades de alguém, ciente de sua condição psicótica, que precisa catar lixo para sobreviver e, mesmo assim, mantém o pensamento ordenado e uma clareza de idéias invejável. Um documentário sobre a perda da fé, sobre a visão de que Deus é somente um alívio paliativo para as dores dos que sofrem. Nada mais. E se as pessoas preferirem viver à sombra da verdade, encarando, sem apegos intangíveis, seus problemas? A realidade é dura, mas, para alguns, ainda é melhor do que jogar esterco ao céu esperando que dele caia, ao invés de merda, adubo.

4 comentários:

  1. os guris

    sempre acompanho o blog de vcs


    bjs!
    lilly

    ResponderExcluir
  2. Estamira....nem tem o que falar dela,,,,,não tem atriz que faça isso....parabéns pela colocação do filme

    ResponderExcluir
  3. Documentário incrível pela força desta mulher. Gostei muito do comentário Celo, parabéns!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Celo!!
    Parabéns ao pertinente texto. Espero assistir logo ao documentário. Descobri, há pouco, que é um gênero de cinema que me atrai.

    Abraçossss

    ResponderExcluir