terça-feira, 29 de setembro de 2009

Festival do Rio: Abraços Partidos


Os filmes de Almodóvar são sempre uma ótima surpresa para o público! Após estes filmes que acompanhei no festival, Abraços Partidos foi o primeiro que vi sendo aplaudido ao término da sessão, que por sua vez não era de estréia, muito menos no Odeon. Foi a primeira sessão do dia, em plena segunda-feira, e lá estava a sala lotada e pessoas voltando, pois os ingressos haviam se esgotado há pelo menos uma semana.

Uma senhora que se sentava nas primeiras fileiras, pouco antes do filme começar se preocupou em contar quantos homens estavam presentes na sessão, e rindo, disse à moça que estava ao lado, que pelas suas contas não havia mais de oito. Nesse momento pensei e constatei que de fato o Almodóvar atrai em massa o público feminino, não à toa, é claro. Sabemos que quase todas suas referências se reportam ao feminino de uma forma ou de outra. E isso não exclui a ala masculina, muito pelo contrário, talvez até desperte interesse para seu cinema.

Abraços Partidos, bem como outros filmes de Almodóvar, elege a tragédia como ponto de partida para o enredo que quase sempre se mistura à ficção. Neste ele trata com mais seriedade essa tragédia, conduzindo o roteiro para uma linha quase noir, de suspense investigativo. Ainda assim não deixa de lado os elementos sempre presentes em seus filmes anteriores, que incluem o exagero, a comédia rasgada, mulheres histriônicas e figuras já conhecidas pelos fãs desse diretor que sempre agrada o público. Penélope Cruz deveria ser a vida inteira dirigida por ele. É impressionante como ela cresce e brilha nos filmes de Almodóvar. Destaque também para Lluís Homar que já havia trabalhado em Má Educação, e que em Abraços Partidos interpreta maravilhosamente bem o personagem Harry Caine, um roteirista cego, e para Mateo Blanco, intérprete de um diretor de cinema.

É também no momento em que o filme é remontado, como aliás é de costume em seus trabalhos anteriores, que identificamos o estilo "Almodoviano" de inserir explicações metafóricas e dar sentido àquilo que no início da trama ficou "perdido". Não podia ser outra a cor tão explorada em seus cenários, personagens, figurinos e etc, se não o vermelho, que aparece em todas as sequências, seja na boca das mulheres, nas unhas dos pés, na mala da senhora, no quadro atrás da mesa, no carro que está envolvido num desastre e claro, no sangue que dá lugar a tragédia expressa tão bem pelos personagens dirigidos por ele. Fico sempre com a sensação de que será quase impossível sairmos incólumes de uma sessão de cinema desse diretor que consegue afetar o público, inclusive aqueles que não gostam do seu estilo, sem nos identificarmos com seus personagens, com suas histórias tão reais e viscerais que tocam de uma maneira ou de outra. Assistam Abraços Partidos! Se trata de mais uma maravilha entre as outras já feitas por Almodóvar!


3 comentários:

  1. Oi Carol,

    Bom, nem preciso dizer que este é um dos filmes que mais aguardo no momento, isto porque tu sabe que sou fã de carteirinha do Almodóvar, a quem tenho na conta de um de meus cineastas prediletos. E tu tem razão: como a Penélope Cruz cresce sob as lentes de Almodóvar! Estou louco para ver.

    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Não poderia estar mais ansioso para ver o novo trabalho do Almodóvar. Espero muito do filme, imagino que irá me agradar e muito, assim como a maioria dos filmes do diretor.

    E acho que a Penelope Cruz tem é que fugir dos norte-americanos, ou melhor, da maioria deles (não do Woody Allen, por exemplo!). Vê-la dirigida pela Isabel Coixet em 'Fatal' foi algo a se manter na mente por muito tempo. Performance incrível!

    Enfim, sem mais digressões: obrigado pelo texto Carol!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol!
    Devo confessar que há pouco tempo não me agradava o estilo do diretor espanhol, tinha em minha conta como um realizador com falsas características de gênio, que público e crítica o envolvem. Passadas algumas experiências, vi que minha visão era deturpada e superficial, distorcendo os méritos evidentes de suas obras.
    Aguardo com ansiedade a oportunidade de assistir ao mais recente trabalho de Almodóvar.

    Beijosss

    ResponderExcluir