sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Releitura

Nunca se ouviu falar tanto na palavra “releitura”, quando o segmento da hora, é a sétima arte. Será a falta de bons roteiros que leva os diretores a buscar sucessos que foram criados para uma época, a qual, diga-se de passagem, não volta mais? Pude conferir a versão 2010 de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) um célebre filme norte-americano de 1984, do gênero terror, dirigido e escrito por Wes Craven, que narra a história na cidade fictícia de Springwood, Ohio, que gira em torno de um grupo de adolescentes aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger. Sem muitas delongas, o filme realizado na década de 1980 não tinha o pretexto de explicar ao espectador o que levaria uma turma de jovens (Johnny Depp está no elenco), a serem perseguidos pela fatídica luva com garras metálicas que estraçalhava os mesmos, em suas belas horas de sono. O filme original tinha um apelo tão aterrorizante, que o público em geral tinha até medo de dormir, sonhando muitas vezes com aquele "monstro" de blusa listrada. Nesta nova versão, onde o diretor conta a causa que leva Freddy Kruger a atormentar as pessoas, o enredo não passa disso. Uma explicação sem nexo, que tira todo o suspense da trama - afinal de contas você não estava lá - então acaba assistindo a mais um longa do gênero para depois, dormir sossegado e embalar o seu sono, como se nada tivesse acontecido. Para quem gostou da primeira versão, a nova chega ser um pesadelo para os amantes do gênero.
Raulino Prezzi, especial para o The Tramps

3 comentários:

  1. Opa Rau,

    Mais uma vez, obrigado por colaborar com o blog. Esta praga chamanda "remake" é um sinal dos tempos mesmo. Não é que, de fato, falte criatividade aos produtores e/ou artistas de hoje. A verdade é segundo esta mentalidade tacanha dos estúdios, apostar (leia-se "botar dinheiro") em uma franquia já estabelecida, de público cativo, parece "risco zero". Só que eles esquecem de fazer um filme bom, pelo menos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rau!
    Obrigado por mais uma enriquecedora inserção no blog. Pois é, as pessoas tem mania de querer ou fazer tudo explicado, sem deixar lacunas ao espectador, que as complementa por meio de suas reflexões. Bom, mas refletir não é uma prática em moda nos dias contemporâneos.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada: fugirei deste pesadelo.

    Abraços Rau, obrigado pelo texto!

    ResponderExcluir