sábado, 7 de julho de 2012

O plágio original de "Avatar"


A superprodução Avatar, aventura de ficção científica realizada por James Cameron, foi concebida por múltiplas referências ou a partir de uma coleção de plágios? Antes mesmo de ser lançado em 2009, o filme ganhou mídia por uma acusação do artista plástico chinês Daniel Lee, que alegou ver nos personagens protagonistas do filme similaridades com sua obra entitulada Manimals (figura à esquerda), que mescla figuras de animais com seres humanos. Quando Avatar estreou nos cinemas e quebrou todos os recordes de bilheteria, arrecadando mais de 2,7 bilhões de dólares mundialmente, a polêmica se intensificou, uma vez que o filme recebeu uma série de outras acusações de plágio – de comparações com a aventura de Mel Gibson Coração Valente (1995) à animação dos estúdios Walt Disney Pocahontas (1995).

Em uma compilação das principais alegações de plágio, a Revista Galileu aponta que a fotografia do filme assemelha-se a uma série de ilustrações do artista Roger Dean, que criou universos paralelos muito similares aos posteriormente apresentados pelo filme de Cameron. Os quadrinhos de Tom Yeates Timespirits possuem personagens igualmente parecidos aos extraterrestres apresentados em Avatar, que tem em seu enredo proximidades incontestáveis à narrativa da animação Pocahontas e ao roteiro do filme Dança com Lobos (1990), dirigido por Kevin Costner. Isso sem citar o livro Call Me Joe, de Poul Anderson, que possui a mesma premissa sobre um tetraplégico que se “conecta” a outro corpo para explorar um planeta hostil.

Ilustração de Roger Dean.

Entre os defensores do blockbuster de James Cameron, o principal argumento é o de que há diferenças explícitas entre os conceitos de plágio e inspiração – que realmente existem. Segundo o dicionário Houaiss, plágio constitui a “apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem”, enquanto o termo inspiração sintetiza a “pessoa ou coisa que inspira, estimula a capacidade criativa”. Assim, todas as acusações supracitadas são diretamente refutáveis, a partir da alegação de que não se tratam de um caso de plágio, mas sim de referências. Para a jornalista Anne Thompson, do portal IndieWire, mesmo que Cameron tenha sido influenciado por toda esta miscelânia de material, o resultado com seu filme supera todas as produções do gênero realizadas até então.

A narrativa principal de Avatar efetivamente não pode ser considerada um caso de plágio, a menos que todas as supramencionadas narrativas também o sejam. Elas e incontáveis outras derivam do modelo que o antropólogo Joseph Campbell propôs chamado monomito, ou jornada do herói, que é um sistema narrativo cíclico utilizado à exaustão por hollywood, em filmes como Star Wars (1977) e Matrix (1999). Em sua estrutura, baseada no mito de Hércules, o modelo dá conta da narrativa que apresenta um herói e uma série de provações que o mesmo enfrenta e obtém exito, até conquistar sua recompensa.

Comparação entre a HQ Timespirits e Avatar.

Quanto aos direitos autorais dos artistas que identificaram e acusaram Cameron de copiarem suas obras, suas insinuações foram defendidas pelo argumento legal de que não se pode alegar que uma ideia similar constitui um caso de plágio, assim como as inspirações não suscitam o plágio em si, uma vez que não foram identificadas reproduções, somente similitudes.

Para os críticos Katey Rich e Josh Tyler do portal Cinema Blend, antes de quaisquer aproximações à outras fontes de referências, James Cameron aproveitou tudo o que deu certo em seus filmes anteriores, de O Exterminador do Futuro (1984) a Titanic (1997), passando por Aliens (1986) e O Abismo (1989). Assim, não haveria motivos para escândalo algum, uma vez que ele reproduziu um material que lhe é seu por direito e trabalhou com uma fórmula de sucesso. Eis a bilheteria bilionária do filme para comprovar tal afirmação.


Artigo de opinião sobre plágio elaborado para a disciplina de Língua Portuguesa em Comunicação Social III.

3 comentários:

  1. Ótimo texto Kon, retomando a discussão sobre as "inspirações" de "Avatar".

    Visualmente há, de fato, muitas similaridades entre alguns trabalhos anteriores e o que se viu no filme de Cameron, como bem mostram as ilustrações do seu texto.

    Num todo, Cameron fez uma colagem de várias influências, mas valeu-se, como bem dito por você, do mito do heroi, utilizado à exaustão em Hollywood (e fora dela), dando-lhe uma roupagem mais contemporânea, afinada com a onda verde tão em voga.

    De fato a originalidade que mais conta é a residente na forma como as histórias são contadas.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Conrado. Acho que poucas pessoas pensaram nisso,nessas influências..

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kon!
    Parabéns pelo texto, diminuto, mas bastante esclarecedor. Melhor, instiga o leitor a buscar mais e mais informações pertinentes ao tema abordado pelo artigo acadêmico.

    Abraçosss

    ResponderExcluir