quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cinema a Dois | Os Davids


O cinema é uma arte fascinante. Em que outro meio conviveriam, lado a lado, criadores aparentemente dispares como David Lynch e David Cronenberg, sendo eles passíveis de aproximações conceituais? O Cinema a Dois | Os Davids pretende colocar em paralelo esses dois diretores, justo para que entre diferenças óbvias se relevem insuspeitas proximidades. Como fazer emergir tais ligações? Quem sabe, vendo seus filmes e estudando-os em duplas. 

David Lynch é seguidamente tachado “surrealista”, como se herdeiro de Breton, Dali e, sobretudo, Buñuel. Já alguns consideram suas criações algo mais próximo do “abstrato”, ainda que essa classificação seja inusual na historiografia cinematográfica. Difícil mesmo rotular uma obra tão diversa, calcada na transfiguração de gêneros e movimentos. Lynch é cineasta único, afeito ao bizarro, àquilo que se esconde sob as relações e os comportamentos. Seu cinema é voltado ao íntimo, às implicações psicológicas de atos e escolhas em meio à sordidez subterrânea da superfície, para isso, não raro, embaralhando fluxos reais e oníricos. 

David Cronenberg é obcecado pelo corpo, a carne, no que muitos já chegaram chamar de “bio-horror”. A transmutação de identidades, muito auxiliada pela tecnologia, permeia quase toda obra cronenberguiana. No que o homem estará se tornando com enxertos biônicos, alterações de DNA e mesmo através dos meios medicinais mais avançados? A filmografia de Cronenberg é eclética (o registro), ainda que as questões basilares sejam bastante comuns. Seu cinema parte do micro para intervir no macro, mostrando o corpo como estágio das alterações psicológicas e sociais do homem. Para o cineasta, corpo e mente são simbiontes inseparáveis. 

O Cinema a Dois teve seu embrião aqui mesmo no The Tramps, quando eu e nossa colaboradora contumaz, Ana Carolina, partilhamos impressões sobre o filme O Processo do Desejo. Depois, expandimos o conceito, estudando a obra de dois cineastas, Hal Hartley e Lukas Moodysson, em publicações periódicas no blog da Carol, o bluevelvet blog. Resolvemos trazer de volta, ou melhor, trazer o Cinema a Dois para o The Tramps. E o mote de estreia será o paralelo entre as filmografias de Lynch e Cronenberg, utilizando para isso a linha do tempo, ladeando filmes lançados ou no mesmo ano ou em datas muito próximas. 

Logo, então, aqui no The Tramps: Cinema a Dois | Os Davids.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa.
    Ansioso para os próximos capítulos desta história.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz por conseguir realizar esse "projeto" com você Marcelo. Confesso que se não fosse tua coragem , motivação e incentivo, eu não teria levado a diante. Feliz também por estarmos colocando em prática a idéia! Obrigada por tudo. beijos

    ResponderExcluir