sexta-feira, 31 de julho de 2009

Crítica: A Partida

Direção: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama
Elenco: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki, Kimiko Yo e Takashi Sasano.

Uma das maiores surpresas da cerimônia do Oscar em 2009 ocorreu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, onde dentre os premiáveis se encontrava o vencedor da Palma de Ouro em Cannes Entre os Muros da Escola e também o muito elogiado Valsa com Bashir. Eis que o prêmio foi parar nas mãos do japonês Yojiro Takita por seu drama A Partida. A surpresa aconteceu para a maioria e até mesmo para o diretor pela grande expectativa na disputa entre os dois filmes supracitados, o que não tira o mérito do belo drama japonês, que mereceu esta e outras honrarias recebidas.

Daigo Kobayashi é um músico que presencia a dissolução da orquestra em que toca violoncelo. Surpreendido pela situação e sem muitas opções, decide deixar Tokyo e retornar à sua cidade natal junto com sua esposa. Já vivendo no local e em busca por uma nova profissão, após relutar contra a ideia, passa a trabalhar em uma funerária, no meticuloso e antigo processo japonês de preparar corpos sem vida para cerimônias de despedida. Ganhando mais que o suficiente para viver, Daigo permanece sem aceitar muito bem o que faz, escondendo o fato de sua esposa e daqueles que o cercam, que acreditam que ele trabalha em uma agência de viagens.

Yojiro Takita, que dirige A Partida, é bastante conhecido no oriente por uma série de filmes eróticos classificados como filmes ‘pink’, onde o roteiro não é descartado e todo o sexo é apresentado de maneira mais leve, ou seja, uma espécie oriental de pornôs softcore. O diretor assume que encarava tais produções como quaisquer outras e diz que apenas com esses e outros projetos conseguiu desenvolver seu feeling cinematográfico. A Partida demorou mais de 10 anos para ser concluído desde que o diretor teve o primeiro contato com o roteiro de Kundo Koyama, quando aceitou dirigir a história do escritor estreante.

A maneira de Takita apresentar o percurso do violoncelista que passa a ser considerado uma espécie de burakumin – casta japonesa historicamente descriminada por suas profissões, consideradas sujas – é ora bem sucedida, ora incorreta, pois o filme abusa do humor, o que quebra o ritmo narrativo da produção, para abordar de forma leve um assunto considerado ainda tabu: a morte. A cena em que a esposa de Daigo descobre sua profissão é um dos exemplos: com potencial para ser um dos momentos mais sérios do filme, em que existe o confronto entre o amor que ela sente por ele e a repulsa por sua profissão, os toques cômicos acabam prejudicando toda a sequência, assim como a atuação caricata de Ryoko Hirosue, linda atriz que infelizmente parece uma personagem de animação japonesa.

Além das atuações exageradas de parte do elenco, o humor recorrentemente empregado em A Partida é apenas um de seus problemas, que refletem a inexperiência de Koyama como roteirista. Algumas escolhas são desnecessárias e criam uma aura melodramática desnecessária para o filme, como a subtrama de Daigo com seu pai desaparecido, que possui um desfecho bastante previsível. O principal ponto elogiável do texto de Koyama são, evidentemente, suas escolhas por inserir sua história em um contexto belo e acessível a um tema sombrio, tradicionalmente abordado no cinema em dramas densos ou em comédias escrachadas.

Como não poderia deixar de ser, por contar a história de um violoncelista, a trilha sonora de A Partida é linda e feita para ser ouvida muitas vezes mesmo após o término do filme. Joe Higashi, colaborador habitual do estúdio japonês Ghibli que compôs a trilha de vários dos filmes de Hayao Miyazaki, insere composições de Brahms, Beethoven e Schubert que aprofundam ainda mais o filme de Takita. Em um de seus grandes momentos vemos Daigo, interpretado pelo carismático Masahiro Motoki, tocando seu pequeno violoncelo no topo de uma colina, em uma mesma sequência onde se mostra o protagonista preparando alguns rituais fúnebres de diferentes religiões – sempre apresentados de forma poética pelas câmeras do diretor.

Em suma, A Partida funciona e consegue o difícil feito de ser um drama agradável, enquanto narra os momentos de transição na vida de um personagem que, mesmo carecendo de certa veracidade, funciona perfeitamente na ficção. E o Oscar, mesmo se tornando um prêmio que cada vez menos pode ser levado a sério, brilha merecidamente na prateleira de Takita.

2 comentários:

  1. "A Partida" é mesmo um filme belíssimo, digo das premiações que recebeu (por mais que ainda ache que o Oscar devesse ter ido para "Entre os Muros da Escola"). A abordagem mais despojada de fatalismos acentua, para mim, o sentimento de leveza, de que a morte é natural e as sequências em que as famílias velam seus mortos enquanto Daigo os prepara, são muito bonitas. Possui pequenos excessos, isso sim, mas nada que furte a qualidade do filme.

    Abraços, ótimo texto

    ResponderExcluir
  2. Filme com alguns pequenos defeitos, os quais não ofuscam o brilho da trama, que tanto nos encanta.

    Abraçoss

    ResponderExcluir