domingo, 27 de setembro de 2009

Festival do Rio: O Desinformante!


Baseado em fatos, O Desinformante! conta a história de Mark Whitacre, personagem vivido por Matt Damon , funcionário de uma grande empresa que ansiava por ocupar a presidência. Em meio a um assédio para ser informante do FBI, Mark cede e passa a espionar sua empresa de origem. A confusão que ele se mete durante o filme poderia ser desenvolvida como um ritmo frenético e de perseguições implacáveis e tudo mais, mas Steven Soderbergh opta por uma comédia sofisticada com uma trilha maravilhosa que dá um toque especial ao filme.

Matt Damon nunca esteve tão bem caracterizado. Imaginem ele com alguns anos a mais do que seus 38 anos reais e um visual bem setentista, com direito a óculos quadrados, uns quilos a mais e bigode. Além dos trejeitos perfeitos de um sujeito sob pressão, estressado e diagnosticado como bipolar. A meu ver, ele é a alma do filme. Por sinal, um filme que, devido ao gênero, se torna cansativo em alguns momentos, por ter muita descrição, detalhes, nomes, informações, tornando-o confuso. Mas nada tira o brilho de Matt Damon que se supera na interpretação.

7 comentários:

  1. Oi Carol,

    Ultimamente o Soderbergh não tem tido muita sorte com seus projetos, seja no nível da crítica ou do público. Ora um o abandona, ora outro não o prestigia. Mas gosto muito dele, do exemplo que ele representa de equilíbrio entre o alternativo e o mainstream. Acho hilário o trailer de "O Desinformante!" e, assim que tiver a oportunidade, certamente o verei.

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carol!
    Comédias sofisticadas, eis um gênero em crise no mundo, tendo em vista a aclamação do público por piadas fracas e óbvias, em sua maioria. Dica anotada, carol.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!

    Na minha cidade infelizmente a grande maioria dos filmes do festival não chegam, mas esta comédia talvez seja uma exceção... Tomara que entre em cartaz por aqui. Até Almodovar, que não é muito a minha praia, deu vontade de conferir.

    Parabéns pelo trabalho, estou acompanhando desde sua primeira postagem!

    ResponderExcluir
  4. Outro filme que está em minha lista para ser conferido, as comédias inteligentes estão em falta no mercado e esta promete algo além do mero entretenimento.

    Espero não me decepcionar com o Soderblergh. haha

    Beijos!
    P.s.: não, não tenho nada contra o diretor!

    ResponderExcluir
  5. haha
    Pois é Conrado, vai saber!!Mas acho que vc nao irá se decepcionar!
    Esse gênero não me atrai de cara, mas esse formato que o Soderbergh deu a "O desinformante" é interessante, soa mais leve que os que estamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Obrigada pela "visita"=) Visita de uma cinéfila muito querida!
    Eu estou de carona no blog dos meninos que gentilmente me fizeram o convite de mandar textos dos filmes do Fest Rio.

    Olha, "O desinformante" com certeza chegará aí. Dos que eu vi acho que apenas "Doce Perfume" e "Bad Lieutenant" vão demorar, pois a legenda era digital.
    Lembra de "The Burning Plain"?? hehe, está no festival!!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Carol!

    Quer dizer que vi um filme do Festival em primeira mão? Inédito!! rs
    The Burning Plain vale a pena mesmo...

    Eu vi o trailer de O Desinformante no cinema, e se não soubesse de quem era a direção (já havia lido aqui), apostaria que era filme dos Irmãos Cohen! Me pareceu hilária a performance do Damon e espero conferir logo.

    Estou aguardando novas resenhas e espero que não se limitem ao festival :)

    Bjs a todos!

    ResponderExcluir