terça-feira, 20 de julho de 2010

Não é o ideal, mas é o que tem.

Olá, caro amigo-leitor!

Cozinha. Proponho não nos determos na concepção da palavra, mas do conceito, tal qual uma enciclopédia, não a livre, que é solta demais e fidedigna de menos. Certas imagens e concepções surgem, mesmo com a inexistência na maioria de nós de conhecimentos arquitetônicos aprofundados, ao pensarmos no ambiente “cozinha”: assepsia, iluminação, predominância de tons claros e mais um amontoado de palavras e visões que encaixam feito quebra-cabeças sem ranhuras e sem nitidez, características inerentes às imagens subjetivas da mente. Em Larica Total não.

O programa que já conta com 48 episódios divididos igualmente em duas temporadas, satiriza o modelo Mais Você de entretenimento. Paulo de Oliveira, o protagonista quase solitário / apresentador encena a realidade, o corriqueiro e não o idealizado, o utópico.

Paulo não se enquadra em nenhum padrão socialmente aceito de beleza, física ou moral. Caracteriza-se basicamente por seu carisma, vontade de construir um programa do jeito que dá, manipulando os ingredientes ao dispor, sem condimentos caríssimos, de nomes complicados, aqueles quase comparados às especiarias que impulsionaram outrora as navegações na Europa. A refeição do meio-dia serve também como desjejum, quando o “guerrilheiro”, o amigo solteiro que mora sozinho, acorda tarde em seu diminuto apartamento bagunçado, pago à dolorosas penas, e almoça direto.

Larica Total cativa pela simplicidade, pelo apego à uma vivência que muitos telespectadores compartilham. O medo da panela de pressão; o fogão à gás que conta com quatro bocas, sujo no ponto máximo que permite ainda seu funcionamento; a pia que poucas vezes recebe atenção quanto a limpeza da louça que nela se deposita, e seus inestimáveis bordões, já clássicos. Xablabláu!

O roteiro e a atuação recheada de improvisos de praticamente um ator solo, bem como as malucas, todavia apetitosas receitas, tais como o frango total-flex, garantem a originalidade e entretenimento inteligente às 00 horas de sexta-feira, no Canal Brasil.

O texto aqui presente, em análise mais crítica, “não é o ideal, mas é o que tem”.


Até bem breve.


Ps: aos que se interessaram, cliquem aqui e assistam ao primeiro episódio da primeia temporada. Os demais episódios constam no site de forma semelhante.

2 comentários:

  1. Rafa, este teu texto está ótimo, muito divertido.

    "Larica Total" é mesmo um programa imperdível, felizmente acessível pela internet aos que não tem TV à cabo, via site da Globo Vídeos.

    A forma como Paulo vai destilando sua genuína filosofia cotidiana de buteco, enquando mistura ingredientes muitas vezes de improvável combinação, faz deste um dos mais divertidos programas da TV Brasileira.

    E que venha a terceira temporada.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Querido Rafa,

    Como você sabe, não sou dos melhores amigos de Paulo de Oliveira e do Larica Total. Mas obrigado pela dica mesmo assim!

    Abraços... =D

    ResponderExcluir