sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Melhores, Piores, e considerações sobre o cinema em 2010


Mais um ano está acabando, neste fluxo inexorável e implacável do tempo. Não sejamos por demais filosóficos neste momento, nem piegas com aquelas mensagens do tipo “da boca para fora” que entopem nossas caixas de entradas do correio virtual. Falemos de cinema, pois, como sempre fazemos, estamos aqui para apresentar nossa lista de melhores e piores de 2010. Na verdade, este ano cada um seguiu uma linha, como poderão ver abaixo, balizados somente pelo critério de selecionar filmes lançados no ano que acaba depois das 23h59min e 59s. Alguns critérios como lançamento setorizado e relançamento permitem a entrada de alguns filmes, como podem constatar. O Conrado elegeu melhores e piores, eu (Marcelo, para os que não conhecem) resolvi eleger os apenas melhores, seguidos de um breve comentário e o Rafa resolveu não participar desta vez, até porque 2010 foi um ano de poucos filmes para o menino (atolado em estudo e outros compromissos, diga-se). Então vamos lá, esperamos que em 2011 consigamos manter o bom ritmo de postagens, sempre contando com os que nos leem.


CONRADO

Melhores 2010

3. Os Famosos e os Duendes da Morte
4. O Profeta
5. Hanami – Cerejeiras em Flor
6. Procurando Elly
7. O Segredo dos Seus Olhos
8. Mother – A Busca Pela Verdade
10. Guerra ao Terror

Piores 2010

1. A Caixa
2. Os Coletores
3. Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas
4. Percy Jackson e o Ladrão de Raios
5. À Moda da Casa
6. Grace
7. Patrick 1.5
8. Ondine
9. Encontro Explosivo
10. Enterrado Vivo

_______________________________________________

MARCELO

Melhores 2010

1. Ervas Daninhas - Alain Resnais e seu conto, sobre o amor torto entre duas pessoas, e o seu próprio pelo cinema.
2. Toy Story 3 - A Pixar não dá ponto sem nó, e a terceira parte desta impecável trilogia mostra, com muito humor e aventura, a dolorosa e imprescindível experiência dos ritos de passagem.
3. Vincere - Em tom operístico, Marco Bellocchio cruza história pública e pessoal para fazer um dos filmes mais impressionantes que a Itália gestou nos últimos tempos.
4. Ilha do Medo - Um filme instigante, o melhor exemplar recente do cinema scorsesiano. Só a abertura primorosa já valeria o ingresso e o deslocamento ao cinema.
5. A Fita Branca - Brilhantemente duro, seco e incisivo, aliás, como quase tudo dirigido por Michael Hakene.
6. O Escritor Fantasma - Polanski volta à velha forma com um filme claustrofóbico, que joga com as aparências e que ecoa sua recente experiência pessoal.
7. Tudo Pode Dar Certo - Woddy Allen, aqui interpretado magistralmente por Larry David, continua impagável. Este é seu filme mais engraçado desde Desconstruindo Harry.
8. Tropa de Elite 2 - Recordista de bilheteria do cinema nacional, a continuação do sucesso de José Padilha é filme político e thriller de ação, ainda com reverberação na sociedade, que se mobilizou para discutí-lo. Precisa falar mais?
9. A Rede Social - O novo filme de David Fincher fala sobre internet, alienação, solidão em tempos de redes sociais, tudo isto filtrado pela história de um Charles Foster Kane contemporâneo, utilizando um roteiro brilhante de Aaron Sorkin.
10. Os Famosos e os Duendes da Morte - Os anseios juvenis, as expectativas e projeções de um adolescente no meio de uma pequena comunidade, são as forças motrizes deste belíssimo filme que marca a estreia da promissora carreira em longas de Esmir Filho.

3 comentários:

  1. Olá, pessoal!
    Não fiz minha lista, pois pelo baixo número de filmes que assisti, o pouco embasamento dela seria sua principal característica. Contudo, vi alguns belíssimos filmes, tais quais "Ervas Daninhas", "Toy Story 3", "Ilha do Medo" e a "A Fita Branca". Esforçarei-me para que 2011 seja mais recheado de cinema e literatura, essencialmente.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  2. Olá meninos,

    Antes de mais nada, Feliz 2011 pra vocês e que muitas postagens surjam este ano para deleite nosso :)

    Estou "me sentindo" rsrs pq vi quase tudo que está contido nos rols de Conrado e Marcelo hehe.
    Mas Conrado, vc achou "Ondine" ruim? Jura??
    Poxa, eu achei maravilhosooo, olha que nao gosto do Colin Farrell e nem esse estilo de filme, onde envolve fábula e realidade etc.A trilha também achei tão especial :)
    Mas é isso mesmo, e viva a diferença. O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho não é mesmo?

    Queria puxar a brasa para sardinha de um filme que eu assisti e tenho quase certeza que é de 2010.
    "Os homem que não amavam as mulheres" do Sueco Niels Arden Oplev.Um dos melhores filmes de suspense/policial que assisti na vida! Vale à pena conferir.

    p.s..>> Marcelo, agradeço a dica de "Ervas Daninhas" e assim como vc colocaria entre os melhores de 2010.Pra mim Resnais realizou um lindo filme de amor e uma homenagem ao cinema, em alto estilo.

    beijos para todos

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    Essas listas de final de ano são tão obrigatórias quanto legais. Acho o máximo ficar relembrando o que foi visto no ano e, em um 2010 de 305 filmes vistos, tive bastante coisa para relembrar.

    Carol, realmente não gostei nada de Ondine! Achei uma fábula primária e previsível... Ainda que tenha adorado a trilha, com Sigur Rós (e a "participação" deles é ótima!) foi difícil aguentar o Colin Farrell e sua única expressão durante todo o filme! hehe Mas fico feliz por você ter essa visão de que a subjetividade dos gostos deva ser respeitada, sempre!

    Sobre o "Os homens que não amavam as mulheres", é de 2010 sim! Acho um filme interessante, com uma atriz excelente que tem tudo para se dar bem no cinema (já tem uns projetos grandes nos EUA, inclusive!). Bem lembrado, Carol!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir