terça-feira, 22 de novembro de 2011

Asghar Farhadi - Cinema humano de resistência


Estava sentindo falta dos meus pequenos devaneios. Muito por conta da nova função como articulista e crítico do site Papo de Cinema, tenho me dedicado com mais afinco de fato às críticas, negligenciando assim estas pequenas reflexões cotidianas acerca da arte, mais provavelmente do cinema. Pois bem, na última semana tomei contato com os dois mais recentes (e badalados) filmes do iraniano Asghar Farhadi: Procurando Elly e A Separação, portadores de diversas láureas em festivais ao redor do mundo. Ambos, dramas aparentemente detonados por quase banalidades: o desaparecimento de uma semi-desconhecida, e a separação de um casal qualquer. 

Numa produção ordinária, seria natural que estes motivos fossem apenas deflagradores de uma série de rompantes emocionais. Ainda que repletos de arroubos passionais, afinal tratam de gente, estes filmes emergem da mesmice ao catalisar ações e reações essencialmente como maneira (brilhante) de refletir sobre a sociedade donde brotaram. Embate de classes, o arraigado fundamentalismo religioso, a lei que se curva aos preceitos morais e éticos do Corão, a opressão da mulher ainda coberta pelo chador, e por aí vai. O diretor e sua equipe se valem de linguagem naturalista, câmera na mão, e inspirada mise-en-scène que reforça o sentido de cotidiano. Nada fronteiriço entre o fabular ficcional e a emulação engessada do real, é bom que se diga, mas portador de certo frescor, digamos, verdadeiro, que permeia sobremaneira o que se propõe e dispõe como legítima ficção. 

Sem ao menos resvalar no didático, e negando qualquer aproximação com alguns “filmes para gringo ver”, que se excedem ao valorizar aspectos exóticos aos de fora, Procurando Elly e A Separação são, além de testemunhas filiais do talento legítimo de Asghar Farhadi, sinceras lições a respeito do Irã e de sua sociedade convulsionada. Aprende-se mais sobre aquele entorno na audiência de ambos, do que nos noticiários tendenciosos, que só fazem aumentar estereótipos. Cinema pungente, político e social, voltado às pessoas que tanto são afligidas por elementos que deveriam lhes confortar.

3 comentários:

  1. Olá, Celo!
    É ótimo quando encontramos um novo talento, seja por ser recente no cinema ou devido ao nosso primeiro contato, mesmo que tardio. Isso ajuda a colocar por terra a crença de que a 7ª arte tem um fim, e próximo. Ainda existe vida inteligente manuseando roteiros e câmeras.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Ashgar Farhadi me ganhou com apenas duas obras.

    Parabéns pelo texto, Celo.
    Minhas considerações quanto ao filme foram dadas 'ao vivo' à você, então não as reproduzirei aqui. Limito-me a dizer que este é um cineasta para se ficar de olho.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que texto Marcelo:) Parabéns! Só vi
    "procurando Elly"e adorei! "Separaçao" será o próximo.
    beijos

    ResponderExcluir