quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Oscar (ir)relevante


Logo ocorrerá a entrega do Oscar, o maior (pelo menos em termos de mídia e badalação) prêmio do cinema. Muitos questionam seu valor, pois ele privilegia filmes que não passariam pelo crivo de uma seleção menos bairrista e mais atenta ao que se produz mundialmente. Neste tocante, o Festival de Cannes, por exemplo, pode ser tido como referência. Mas não há como negar que a tradição faça do Oscar a estatueta mais cobiçada, seja por produtores, que querem ver seus “produtos” enriquecidos pela chancela da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou mesmo por artistas que podem ter suas carreiras catapultadas em caso de vitória.

Pode-se questionar o mérito artístico de indicados e vencedores, mas nunca a influência que o Oscar exerce no público, e no futuro de quem por ele concorre. E você, por que acha o Oscar relevante ou irrelevante?

5 comentários:

  1. Olá, Celito!
    Concordo contigo. Olha, do ponto de vista artístico de pouca relevância, mas pela face comercial, aí sim, inquestionável destaque.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Antes de fazer o comentário, devo realmente abrir um parêntese e dizer que é realmente uma vergonha, este ser apenas o meu segundo comentário, sendo que acompanho o blog há pelo menos 2 anos e meio, mas vamos lá...
    Acho o Oscar relevante se formos levar em conta que os votantes são pessoas envolvidas com cinema, que muitas vezes temos gratas surpresas, e que estas "surpresas" acabam se tornando conhecidas, graças a exposição adquirida com a indicação ao prêmio e se pensarmos que um prêmio que tenha alcançado esta magnitude, nunca pode ser considerado irrelevante.
    Mas se formos pesar que alguns candidatos deste (e de outros) anos são no mínimo fracos e que a Academia já cometeu injustiças indesculpáveis, sim, considero o Oscar (artisticamente) irrelevante. E não vou me apegar ao básico de dizer que Scorcese só foi premiado uma vez como diretor (por um filme nem tão bom assim), que Kubrick nunca ganhou por direção ou que Pulp Fiction tenha perdido para Forest Gump, mas Fernanda Montenegro não ter ganho o Oscar por Central Brasil é algo que não pode ser esquecido.
    Bom, como a própria Fernanda disse: "O Oscar é um prêmio feito por americanos para premiar americanos. Mas foi muito legal ter sido lembrada".
    Acho que isso diz tudo.

    Mais uma vez parabenizo vocês pelo espaço e um grande abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno,

    Primeiro, obrigado por seguir o "The Tramps". É sempre bom ter uma resposta de quem nos lê por aqui.

    E concordo contigo. O Oscar é um prêmio tradicional, o principal do cinema dominante, e por isto tem esta repercussão toda. Nós do "The Tramps" nos divertimos todos os anos fazendo bolão, e em 2012 não será diferente. Mas seria ingenuidade pura achar que a chancela da Academia vai para os filmes mais representativos, até por que muitos deles passam anos-luz da premiação mais glamourosa do cinema.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Repito meu comentário prévio: fico com o Frank Capra, que ainda em 1936 teve esta pérola de iluminismo: "O Oscar é o mais valioso e o mais barato artigo de relações públicas alguma vez inventado por uma indústria."

    Não há diversão cinéfila maior no ano, uma vez que dispenso os blockbusters descerebrados para mero entretenimento. A cerimônia do Oscar para mim é isso, mais divertida ainda por contar com a companhia dos outros Tramps, Celo e Rafa! E Bruno, obrigado pelo excelente comentário, eu sei que você está sempre de olho no blog. :)

    Um abraaaaaaaço, galera!
    Conrado

    ResponderExcluir
  5. Com relação ao Oscar, fico com a opinião do Conrado,baseado no sagaz comentário de Frank Capra!!

    ResponderExcluir