terça-feira, 2 de outubro de 2012

Destaques: "Cor da Pele: Mel" e "Tudo o Que Você Tem"


Uma das tarefas mais difíceis em um festival de cinema com mais de 400 filmes em sua programação consiste em acertar nas escolhas de obras do qual pouco ou nada se conhece. Cor da Pele: Mel foi um dos meus mais gratificantes acertos até o momento e já se destaca entre os melhores filmes que vi este ano.  

Baseado nas memórias do ilustrador Jung, que dirige o filme ao lado de Laurent Boileau, este suave misto de animação e documentário resgata as passagens mais marcantes da vida do artista cinebiografado, ilustradas com cores e traços deslumbrantes. Emocional e complexo nos temas que aborda, como a adoção e a sensação de não pertencimento ao lugar no qual se vive, Cor da Pele: Mel é um recorte verídico bem sucedido em todas as suas intenções – funcionando como drama, documentário, animação, cinebiografia e um excepcional filme.


O cinema canadense contemporâneo, em especial o realizado na província de Quebec, ganha cada vez mais abrangência com uma série de competentes realizadores que se destacam em festivais pelo mundo. Seja pelas mãos de Denis Villeneuve, Xavier Dolan ou pelo já consagrado Denys Arcand, deve-se atentar cada vez mais para a cinematografia exportada por este país. Depois de assistir a Tudo o Que Você Tem, somo aos cineastas supracitados o nome de Bernard Émond.

Destaque no Festival de Toronto, Tudo o Que Você Tem apresenta o solitário e deprimido Pierre Leduc, professor de literatura que abandona as salas de aula para se dedicar à tradução da obra de Edward Stachura – autor que pontua toda a narrativa do filme com seus poemas existencialistas. Em suas investidas para se afastar de todos, um encontro com o passado faz com que as prioridades de Pierre sejam repensadas. Melancólico e muito maduro, o filme analisa a alienação do mundo contemporâneo com uma delicada abordagem, onde se destaca, além do piano que conduz o sôfrego período da vida de Pierre, a atuação magistral e contida de Patrick Drolet.

Uma joia cinematográfica pouco conhecida e que dificilmente ganhará distribuição no Brasil – o filme sequer está cadastrado no IMDB – Tudo o Que Você Tem permanece com o espectador muito além de seus 90 minutos. Um filme que imprime sensações cada vez mais difíceis de serem obtidas a partir do cinema moderno.

3 comentários:

  1. Boa, Kon.

    Continue nos brindando com suas análises, e nós, daqui, esperaremos que alguns desses filmes encontrem seu lugar e, consequentemente, seu público.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Conrado, MUITA inveja de vc por ter visto Cor da pele:mel hehe. Todos estão falando maravilhas e vi que vc adorou mesmo. O filme deve ser lindo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Kon!
    Dois filmes, duas impressões extremamente positivas? Oh, maravilha. Artigo raro nos tempos atuais.

    Abraçosss

    ResponderExcluir