quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Doses Homeopáticas #10


O CONSELHEIRO DO CRIME é um filme forte, passado naquela fronteira complicada entre México e EUA, esta ainda mais brutal quando filtrada pela estilização do escritor Cormac McCarthy, aqui responsável por argumento e roteiro. O crime é contemplado no seu viés mais profissional, isso visto brilhantemente, por exemplo, na minúcia com a qual é planejada certa decapitação envolvendo cabo de aço e motocicleta em alta velocidade. O elenco é de primeira, com destaque para Michael Fassbender, cada vez mais confortável na posição de protagonista. Por outro lado, O CONSELHEIRO DO CRIME é confuso, sua estrutura parece amarrada de maneira preguiçosa, o que torna os fragmentos superiores ao todo. Ainda assim, algo para ver.


O início de JOVEM E BELA lembra muito os filmes de Eric Rohmer, sobretudo PAULINE NA PRAIA. No decorrer, outras referências aparecem, sendo A BELA DA TARDE uma das mais evidentes. Mas, para além dessa aproximação com a obra alheia, o diretor François Ozon faz um filme de brios próprios, calcado na figura da menina que, descoberta prostituta, deflagra um cenário repleto de relacionamentos cuja complexidade é convidativa à luz da psicanálise. Do clima incestuoso à dinâmica intricada mãe/filha, vários elementos e situações nos fazem imergir na singularidade, algo que, por si, nega maniqueísmo e estereótipos. Isabelle não transa por necessidade financeira, e sim para fortalecer sua identidade ainda em formação, algo que o dinheiro não costuma comprar.


CAPITÃO PHILLIPS é um filme de ação vertiginosa, dado a algumas sutilezas em meio à tensão criada, sobretudo, pela eficiente câmera na mão de Paul Greengrass. O drama humano decorrente da ação dos piratas e do sequestro do capitão é central, mas convém ficarmos atentos às entrelinhas, onde temos um pouco da visão americana acerca dos países subdesenvolvidos, o pragmatismo e a eficiência do dominador, isso tudo com uma fina ironia disfarçada de heroísmo. Para a marinha estadunidense, resgatar Phillips é mais que missão humanitária, é questão de honra, prova de eficácia e soberania. Nesse mundo de regras controladas por poucos em detrimento da miséria de muitos, a vida vale tanto quanto representa num nível político internacional. No fim das contas, vítimas são americanos e somalis, não os sistemas que regem estes ou aqueles. E Tom Hanks realmente merece todos os elogios.


JOGOS VORAZES – EM CHAMAS sequencia muito bem a franquia derivada dos livros de Suzanne Collins.  Foca na insurgência dos oprimidos que veem Katniss Everdeen como símbolo de esperança. O começo é barra-pesada, as aparências cultivadas na turnê dos vencedores em choque com a violência da realidade, a fome, a completa desilusão de um povo que apanha e morre se manifestar crença na revolução. Os poderosos querem minar o estandarte vindo do 12º distrito, mas precisam ser inteligentes, pois não querem uma mártir inflamando ainda mais as massas. Outros jogos de vida e morte, em quem confiar, quem matar primeiro para garantir a sobrevivência dos seus? O gancho para o terceiro antevê predominância dos conflitos sociais. Ah, se todos os blockbusters fossem iguais a você.



Este vem lá dos tempos em que Robert Zemeckis fazia seus bons filmes, respaldado pelo próprio cinema americano, então ainda afeito a graus de risco. Pois, A MORTE LHE CAI BEM é uma ótima comédia de humor negro, espécie de primo-irmão de OS FANTASMAS SE DIVERTEM, ou seja, algo rarefeito nos dias de hoje. Na trama, duas mulheres brigam por um homem apenas por vaidade, competição interna, para saber quem pode mais. Lá pelas tantas, elas morrem, mas continuam vivas, num paradoxo explicado pela poção da eterna juventude tomada por ambas. O homem-troféu é um cirurgião plástico que “conserta” cadáveres, ou seja, nada mais apropriado às mortas-vivas.  Filme-pipoca, no que o termo tem de mais positivo, onde os atores parecem se divertir tanto quanto nós espectadores do lado de cá.

3 comentários:

  1. Celito!
    Muito bom. Adoro essa seção do blog.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também adoro o Doses!! E esse tá caprichado ;) Só filme bom e todos muito diferentes um do outro!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Carol e Rafa, é bom demais contar com a leitura de vocês.

    ResponderExcluir