quarta-feira, 30 de julho de 2014

Doses Homeopáticas #25 (Especial Woody Allen)


Demorei um pouco para gostar de MARIDOS E ESPOSAS, um dos filmes de Woody Allen que menos parece dirigido por ele. Talvez o maior problema seja a experimentação visual desajeitada. A câmera inquieta, os falsos raccords, em suma, esse registro bastante incomum dentro da prolífica carreira de Allen soa deslocado. Em princípio, ao invés de servir à história, a técnica reivindica espaço demais. Contudo, aos poucos a ciranda amorosa dos personagens ganha consistência, os dramas conjugais são depurados e revelam o que os alimenta: as contendas internas de cada um. Ainda que esteja longe dos filmes mais memoráveis de Woody Allen, MARIDOS E ESPOSAS não pode, entretanto, ser acusado de negligenciar as complexidades do que se propõe a observar. 


SONHOS ERÓTICOS DE UMA NOITE DE VERÃO possui aquela ironia típica que Woody Allen utiliza tão bem para falar sobre relacionamentos. Na trama, Allen interpreta um inventor que, com sua esposa (com quem não está conseguindo transar), recebe na casa de campo dois casais para o fim de semana que antecede o casamento de um deles. Paixões do passado voltam como assombrações, outras surgem de repente, mas parece que o cineasta quer mesmo é fazer graça dos desmandos do amor e do desejo. Tem ali também o velho embate entre a razão e o desconhecido, mas acho que é mais para zombar de quem vive de certezas, do absolutismo, das convicções (sobretudo as intelectuais) inabaláveis.


O primeiro filme dirigido por Woody Allen não é totalmente dirigido por Woody Allen. O QUE HÁ, TIGRESA? é resultado da redublagem de um longa japonês, com texto novo e remontado para servir ao enredo que tem como protagonista um similar oriental do James Bond que recebe a missão de recuperar uma receita ultrassecreta de salada de ovos. Era para ser engraçado, mas infelizmente não é. A trama até que dá liga, mas apenas no seu básico, pois os diálogos são insossos e as piadas não são lá muita inspiradas, exceto algumas que até nos fazem rir um pouco. Em suma, melhor considerar que Woody Allen estreou com Um Assaltante Bem Trapalhão mesmo.

2 comentários:

  1. Esse merece um "Doses Homeopáticas" exclusivo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia tempo, Rafa, que eu queria fazer um Doses especial Woody Allen.

      Valeu pela leitura e participação de sempre,
      Abraços

      Excluir