domingo, 28 de setembro de 2008

Caxias em Cena: Contas Diárias e o encerramento

De boas intenções o inferno está cheio! Assim, com este pensamento, se encerrou o Caxias em Cena, pelo menos para mim. Explico. Na verdade este foi o paralelo que fiz entre a peça vista ontem e o festival como um todo, levando em conta seus aspectos.

No espetáculo paranaense Contas Diárias, somos levados a ver três histórias que, acredito eu, pretendiam, mesmo em segmentos diferentes, apresentar uma unidade, mostrando através de fatos diferentes uma visão convergente sobre a natureza humana. Na primeira, um casal de velhinhos; na segunda, duas crianças brincando e um pai vendo televisão; e na terceira, uma menina e um menino fazendo uma prova na escola enquanto o professor lê um livro sobre arte. Utilizando máscaras (muito mais expressivas em sua inércia do que alguns atores são em movimento) a companhia nos apresentou uma obra um tanto quanto insossa e morosa, não despertando muito o interesse da platéia que aplaudiu timidamente ao final. Fiquei com a impressão de ver algo desnecessário, possuidor de uma boa idéia, dotado de trilha sonora interessante, mas que, no todo, foi falho por não conseguir nada além do visual, no máximo, nos cativando por certas encenações, porém, num nível de consciência muito raso, onde as intenções de profundidade mostraram-se somente como vontade.

Pois bem, o Caxias em Cena foi um festival ótimo este ano pelas inúmeras peças de qualidade que trouxe, pelo preço acessível que permitia maior adesão do público. Não sei, porém, se por causa da soberba do título fajuto de Capital da Cultura ou mesmo pela aproximação das eleições, o que poderia ter sido amplamente divulgado, festejado como uma mostra de arte para o povo caxiense, terminou sendo um aglomerado de peças, ótimas repito, mas que não tiveram a divulgação necessária, não foram tratadas com a devida atenção que mereciam. Prova disso o baixo comparecimento de público, na maioria das apresentações. Até quando vamos ficar reféns de intenções, que não são levadas a sério nem mesmo por quem as têm? Afinal, de boas intenções o inferno está cheio.

2 comentários:

  1. Concordo com seu texto Celo. Como eu disse antes, gostei das máscaras e de algumas idéias da peça mas, no geral, foi um tanto descartável.

    É com pesar que me despeço do Caxias em Cena, pois agora serão poucas as ocasiões que teremos peças interessantes disponíveis para assistir. É ficar esperando, ansiosamente, por Crú!!

    Falar nisso, poderia rolar um post da peça aqui hem, com direito ao incrível poster do Rafa!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Celo!!
    Sobre a peça. Os "Fofões" prometeram e não cumpriram. Apesar de cair em senso comum, nada mais apropriado do que em época de eleição.

    Sobre o "Caxias em Cena". Falou tudo, Celo, quando disse que a divulgação foi quase que inexistente. Triste presenciar espetáculos excelentes com público pífio.

    Obrigado pela cobertura.
    Abraçossss

    ResponderExcluir