quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vá e veja Cópia Fiel


Já vi Cópia Fiel, que estreia amanhã na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Não, não fui a Porto Alegre ou a qualquer outra metrópole em que o filme foi exibido. Baixei na internet mesmo, com ótima qualidade de imagem e legenda. É assim que as coisas caminham no momento, não? Atire a primeira pedra quem não utiliza o ciberespaço para estes fins. Porém, certamente vou aproveitar a oportunidade para conferir de novo o mais recente filme de Abbas Kiarostami, agora no cinema. Mas, por quê?

Ora, cada sessão é única, principalmente quando falamos de um filme tão aberto quanto este, e seria desperdício não revisitá-lo em tela grande, com projeção em película e tudo mais. Também, pois, Kiarostami é um dos autores mais importantes da atualidade, e esta realização prova cabalmente isto (se é que depois de filmes como Close Up e Gosto de Cereja, só para ficar em dois, ele ainda precisava provar alguma coisa). Cópia Fiel merece ser revisto por que suscita múltiplas questões pertinentes sobre a validade das cópias na vida, e na arte que dela se alimenta. Tudo lançado sem ranço pseudo-intelectual, como substrato da conversa entre um homem e uma mulher que acabaram de se conhecer. Ou seriam eles marido e mulher? A vida imita mesmo a arte, ou o caminho inverso é o mais verdadeiro?

Sério candidato a destaque maior dentre os filmes lançados comercialmente no Brasil este ano, Cópia Fiel merece diversas audiências, quantas forem possíveis. Então, não importa se, assim como eu, você já o viu. Caso esteja em Caxias do Sul nas próximas duas semanas, se permita uma sessão de altíssima qualidade. 

3 comentários:

  1. É, até agora, o filme do ano (ainda não assisti MELANCOLIA e ÁRVORE DA VIDA). Fascinante.

    ResponderExcluir
  2. Assisti "Cópia Fiel" no chão de um cinema lotado. Ainda que a condição não tenha sido das melhores, apreciei muito o filme - que realmente pede uma nova visita para apreciá-lo integralmente. O que eu devo fazer em breve na Sala de Cinema!

    Grande abraço, Celo!
    Obrigado pelo post. ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Celo!
    Pois é, creio que assistirei sábado. Certamente será agradabilíssimo.

    Abraçosssss

    ResponderExcluir