segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festival do Rio 2011: O Americano


O AMERICANO
Título Original: Americano
De: Mathieu Demy
França, 2011.

Filho dos cineastas Agnès Varda e Jacques Demy, Mathieu Demy estreia como diretor neste longa, em que também atua no papel principal. Além de todos os predicados, o elenco de peso formado por: Geraldine Chaplin, Chiara Mastroianni, Salma Hayek e Carlos Bardem (irmão de Javier Bardem) tornam "O Americano" ainda mais potente e interessante.

O filme se inicia em Paris, onde Martin (M. Demy) mora com sua namorada Claire (C. Mastroianni) e estão passando por uma crise na relação, quando ele recebe a notícia de que sua mãe havia morrido. Abalado, Martin parte para Los Angeles, onde viveu parte de sua infância, para cuidar de questões da herança. Chegando lá, ele se desfaz de pertences e quinquilharias e se depara com uma foto que o faz lembrar de Lola, menina mexicana de quem sua mãe gostava muito. Na falta de informações a respeito de sua mãe e também de explicações que o convencesse dos fatos, Martin vai à Tijuana atrás de Lola, na esperança de obter verdades acerca de seu próprio passado. Martin terá que lidar com as lembranças de sua infância para conseguir aceitar a morte de sua mãe.

Incrivelmente bem ambientado e dirigido, "O Americano" nos leva a uma viagem literal passando de uma Los Angeles frívola e asséptica à Tijuana mundana e perigosa. O personagem vivido por M. Demy nos passa um desamparo genuíno e fixação num passado desconhecido e nunca concretizado em suas memórias. Destaque para Salma Hayek que, além da beleza e exuberância, nos faz crer que quando bem dirigida, e promete maravilhas. O mesmo para Carlos Bardem que está excelente. Caprichado, este longa do mais novo diretor Mathieu Demy! O final é lindo e só confirma a eficácia do filme.


4 comentários:

  1. Excelente estréia desse diretor!
    Gostei especialmente do ritmo edas pausas do filme.
    Tb adorei o final.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,

    Teu texto despertou muito minha curiosidade para este filme. DNA o Mathieu Demy tem, e de sobra. Assim que "pintar "por estes lados, certamente vou conferir "O Americano".

    Parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol!
    É, como o Celo comentou comigo, herança genética o diretor tem.


    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Descobri o Mathieu Demy recentemente como ator, em "Tomboy", ótimo drama francês. Fiquei muito curioso por descobrir seus dons enquanto cineasta, ainda mais por ser grande admirador do cinema do pai dele.

    Beijos, Carol!

    ResponderExcluir