quinta-feira, 1 de abril de 2010

FAMA ou Fama?


O remake do filme Fama, que já está nas locadoras, nem chega aos pés do original de 1980, dirigido pelo ótimo Alan Parker, que teve até Madonna na audição para elencar o longa-metragem. Em sua primeira versão, Nova York como pano de fundo, conta a história de estudantes de diversas origens sociais, que comungam o mesmo objetivo, o de viver somente de/para a arte. Numa escola de artes cênicas, Alan Parker faz eles se depararem com seus sonhos e frustrações no decorrer do curso, mas acima de tudo almejar serem amados e reconhecidos artisticamente. O filme ganha força com Irene Cara (Coco Hernandez), que apresenta, durante o longa, a canção principal e que virou antológica para os amantes de musicais quando vários bailarinos param uma das ruas da Big Apple para dançar em cima dos carros (cena esta que foi excluída na versão 2009).

Além de Irene, outros personagens dão cores e movimentos à trama, como Ralphy Garcy, um comediante porto-riquenho de vida sofrida; Leroy Johnson, um jovem negro de família pobre e dançarino de rua em busca de algo melhor; Doris Finsecker, uma tímida garota judia que sonha em se tornar um grande atriz e cantora; Bruno Martelli, um gênio da música cuja a arte é incompreendida; Montgomery McNeil, um sensível aluno de teatro; Lisa Monroe, uma estudante apaixonada pela dança; e Hilary Van Doren, uma bela garota loira de família rica que estuda balé clássico. Já na versão atual, os adolescentes apenas buscam a fama pela fama (como sair em capas de revistas, passear por um tapete vermelho e mostrar que são os melhores da sua geração). Nem mesmo a presença da talentosa Megan Mullally (Will and Grace) dá algum toque especial ao filme. Apesar de estar recheado de coreografias, a trama não se segura e se perde completamente no meio do caminho. Fama por fama, melhor voltar ao passado. Prova mais uma vez que os anos 1980 fizeram história e lançaram moda.

Fama - 1980
Prêmios e indicações

Oscar 1981 (EUA)
• Venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (Fame).
• Foi indicado em outras quatro categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Canção Original (Out Here On My Own).

Globo de Ouro 1981 (EUA)
• Venceu na categoria de Melhor Canção Original (Fame).
• Foi indicado em outras três categorias: Melhor Filme - Comédia / Musical, Melhor Atriz - Comédia / Musical (Irene Cara) e Melhor Trilha Sonora.

BAFTA 1981 (Reino Unido)
• Venceu na categoria de Melhor Som.
• Foi indicado também nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.

Prêmio César 1981 (França)
• Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.



Remake



Raulino Prezzi, especial para o The Tramps

4 comentários:

  1. Esse remake realmente além de nem chegar aos pés do original que é maravilhoso, não faz com que a gente lembre se quer do filme que deixou tantas marcas, que tem uma trilha sonora tão boa.
    Parece que se trata de outro roteiro, de outro filme,tamanha diferença sobretudo de qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rau!
    Muito bom ter sua participação sempre tão válida em nosso espaço virtual.

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Rau,

    Obrigado, mais uma vez, por sua participação no blog.
    Não assisti o remake de "Fama", mas pelo trailer já dá para ver que deve ser meio asséptico mesmo. Não sou lá o maior fã do filme original, mas ele falava sobre arte e não sobre ser celebridade, como a recém lançada releitura. Mal dos nossos tempos. É isto que chamam de atualização.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Rau!
    Para mim o remake sequer existe. Obrigado pelo ótimo post, você é sempre bem-vindo em nosso espaço.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir