quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Inverno da Alma e a outra paisagem americana


Faz bem para a cinematografia estadunidense quando aparece um filme como Inverno da Alma. Quando digo “aparecer” me refiro à exposição que a recém indicação ao Oscar de Melhor Filme oportunizará ao filme. Mesmo que suas chances de vitória sejam mínimas, o primeiro longa-metragem da diretora Debra Granik certamente se beneficiará do fato de estar na lista, pois ganhará mercado e mais gente interessada. Falei que Inverno da Alma é benéfico, pois apresenta um EUA diferente daquele a que estamos acostumados, seja o dos subúrbios assépticos de produções mais rasteiras, das grandes e esmagadoras metrópoles, ou mesmo da degradação atenuada de muitos filmes que se pretendem ser o que não são, ou não tem a coragem para arriscar. Esta diversificação é boa, pois desnuda outros lados da terra do Tio Sam, este império odiado pelos subjugados, mas que em matéria de cinema, tem muito a dizer.

Inverno da Alma é sobre a busca de uma menina por seu pai. A bela e arredia Ree Dolly, do alto de seus 17 anos, cria seus dois irmãos menores e ainda cuida de uma mãe catatônica, ao passo que precisa localizar o pai que empenhou a casa e a madeira da família por conta de sua fiança. Ree vive num cenário desolador no meio-oeste americano esta busca pelo pai foragido da justiça. O entorno parece mais em conformidade como um estado de putrefação natural, e as casas e paisagens desenham, junto com as figuras que as habitam, um conjunto de tristeza e esquecimento. Ree vai atrás de informações acerca do pai, mas a vizinhança não gosta de perguntas, não tolera dedos-duros e gente que se relaciona com a polícia. Além do cenário decadente, a cercania está envolvida com atividades ilícitas, principalmente o processamento e venda de drogas. Ree é atrevida e paga o preço da jornada, ajudada por seu tio, outro desajustado social.

Este Inverno da Alma é um filme miúra, sem muito marketing por trás ou algo que o valha, mas, repito, deve ser o maior beneficiado com a indicação aos prêmios da academia. Sem dúvida é um filme a ser descoberto, principalmente para que as ótimas interpretações da jovem Jennifer Lawrence e do subestimado John Hawkes, em mais uma performance de bastante destaque, sejam conferidas. A diretora Debra Ganik também tem muitos méritos pelo êxito do filme, já que consegue a construção de uma atmosfera opressora, permeada pelo desespero da menina Ree, sem nunca permitir que a linha tênue que separa o sentimentalismo barato da emoção genuína se rompa, preservando sua narrativa do primeiro. Pode não ser o grande filme do ano, mas tem cenas fortes, ritmo adequado, uma história de fato muito bem contada e interpretada, e ainda demonstra uma pulsão criativa vinda dos pequenos diretores e das equipes reduzidas que, hoje, nos EUA, fazem a diferença pelo simples fato de terem o que falar.

4 comentários:

  1. Olá, Celo!
    Obrigado pela contribuição.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Tô muito ansiosa por esse filme.
    Seu texto só confirma impressões positivas que eu já havia lido em blogs que também considero bastante!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Agora sim! E devo dizer que minhas expectativas foram mais do que surpreendidas.
    "Winter's Bone" é um filme e tanto!Como vc bem disse, não se trata de uma mega produção, está bem longe disso, mas ainda assim e talvez por esse motivo também, o filme tenha mais valor.
    A menina Ree é excelente mesmo! E passa com muito realismo todo sofrimento e sacrifício para manter sua família de pé, em meio a um ambiente sufocante, empobrecido de tudo, em especial de carinhos e cuidados. Todo desamparo da menina é superado por uma força e coragem incríveis que não fazem deste um dramalhão, pelo contrário! "Winter's Bone" tem um roteiro firme,que nos enreda, atuações ótimas!
    Pena que suas chances nesse Oscar são mínimas!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. "Inverno da Alma" ocupa o lugar do drama independente norte-americano que dá sorte, mas não se deve justificar a exposição do filme apenas por isso. Ele tem grandes méritos, e não são poucos. Assim como "Rio Congelado", a ambientação em uma paisagem pouco conhecida nos Estados Unidos, fria, sombria e ameaçadora, ganha os contornos de um suspense muito bem resolvido e extremamente tenso.

    Estou na torcida para conseguir fechar esse filme com a Califórnia para a Sala de Cinema, espero ansioso que mais pessoas possam o ver e creditar nele os méritos que ele merece.

    Um abraço Celo!

    ResponderExcluir