quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Festival do Rio 2011: O Vigia Noturno


O VIGIA NOTURNO
Título Original: El Velador
De: Natalia Almada
Estados Unidos/ México/França, 2011.

No cemitério de Culiacam, no México, estão enterrados os principais chefes do tráfico local. Ali, todas as noites, Martin, o vigia noturno, observa o movimento, as pessoas que frequentam, passando por verdadeiros labirintos, feito mausoléus de luxo.

O filme retrata a difícil tarefa de um profissional dessa natureza e envolvido indiretamente com a violência, em ter que conviver diariamente com uma realidade dura e triste a sua volta, onde mulheres muito jovens visitam os túmulos de seus maridos assassinados.
Interessante o foco e a perspectiva reflexiva da diretora, quando se atém principalmente ao personagem central, o tornando o mote para toda contextualização acerca do cenário de violência no tráfico, vivido pelo país na última década.

Martin precisa seguir com sua vida apesar das circunstâncias e de um ambiente nada favorável. É nesse fluxo que o filme se desenvolve, apresentando os conflitos do personagem e explicando a realidade a sua volta. Linda fotografia. Quase um curta metragem, mas com todos os elementos de um longa, tal qual se apresenta. Boa surpresa da Première Latina!


2 comentários:

  1. Sem dúvida o mote é bastante inusitado, e muito criativo.

    Fiquei curioso, e certamente verei assim que possível.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carol!
    O Celo havia comentado comigo o interesse que seu texto despertou nele em relação ao filme. Sabe, o mesmo posso dizer. Adoro esse cinema curioso.

    Beijosssss

    ResponderExcluir