domingo, 25 de abril de 2010

O Terceiro Tiro

Olá, caro amigo-leitor.

Bom, hoje visitei paragens que poucas vezes sentiram minha presença em anos, devido a minha ausência sem motivo específico para existir. De forma mais objetiva, assisti ao filme de 1955, apesar de não datado, O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry), do mestre inglês Alfred Hitchcock, do qual pequeníssima parte de sua filmografia assisti.

O filme traça a história peculiar de quatro personagens ligados pelo confronto com o acaso: um corpo, estendido no bosque às margens de um pequeno vilarejo. Mescla genial de suspense e comédia, caracterizando como heterogêneo um produto final estupendo. Comove pela destreza utilizada em todo o detalhe de sua realização. Hitchcock têm movimentos elegantes de câmera, os quais capturam imagens de um colorido outonal com perda de saturação. O roteiro é excêntrico à princípio, tom que a película toma de assalto como eixo para sua narrativa, não só no tocante às palavras, mas também ao visual e sonoro.

Nada é por acaso na produção. Há momentos em que o diretor inglês suspende nossa atenção, curiosidade e apreensão de maneira que presenciei em oportunidades escassas. Certas cenas que despertam tais sentimentos e reações divertem o cineasta diante da ingenuidade dos que apreciam a sucessão dos acontecimentos, quando estes são plenamente banais para o incrível cozer sinuoso e peralta do artista.

E parto em busca de visitais mais rotineiras à sua famigerada obra. Acredito que não hoje, mas ontem, como talvez afirmaria o carismático Arnie.


4 comentários:

  1. Olá Rafa,

    Belíssima ode ao filme de Hitchcock esta que tu acabou de fazer por meio do seu texto. "O Terceiro Tiro" (curiosamente um título mais interessante do que o original) é mesmo um filme ótimo, uma mostra do talento inconteste do diretor inglês. Um filme divertido, com pontos altos de comicidade, e uma estrutura enxuta, elegante. Hitchcock mostra o motivo pelos qual é alardeado por muitos (e me incluo neste grupo) como um dos maiores diretores de todos os tempos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rafa,

    Eu tinha lido o seu texto antes e por esse motivo fiquei super a fim de alugar "O terceiro tiro", mas achei que o post era do Marcelo rs.(nao me atentei à assinatura).
    Acabei de assistir o filme e ADOREI! Linda fotografia e locação!Queria me teletransportar no início do filme para aquele cenário belíssimo.
    Os personagens são muito cativantes também!! O menino é um fofo e seu papel é muito bem elaborado.Mas os demais também não deixam a desejar. Shirley Mc Laine novinha e linda.
    Algumas cenas me tiraram boas risadas e outras me emocionaram.
    Um filme muito gostoso de se ver. Daquele tipo que a gente não quer que acabe, sabe? Assim eu senti.
    E dos filmes que eu vi do Hitchcock, esse foi o que mais me passou leveza, uma espécie de "não preocupação" com o suspense tão somente(culpados e inocentes), tinha um suspense , inclusive a trama gira em torno de um assassinato mas outros elementos compõe o filme a ponto de torná-lo cômico, emocionante e leve.

    bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Fico feliz que tenha visto e gostado tanto assim do filme.

    Volte sempre.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Eu disse! hahaha

    Além de tudo o que você escreveu, "O Terceiro Tiro" é um dos filmes favoritos do Hitchcock. =D Um dos melhores McGuffin do mestre!

    Abraços Rafa. o/~

    ResponderExcluir