sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festival do Rio 2010: Minhas Mães e Meu Pai


Que surpresa inenarrável assistir em pleno Festival Minhas Mães e Meu Pai, mas que se encaixa melhor no título original: The kids are all right. O simpático e bem resolvido casal formado pelas lésbicas Nic e Jules, nessa mesma ordem, Annette Benning e Julianne Moore, vivem uma relação estável, mas que é abalada quando seus filhos resolvem descobrir o homem doador do esperma que os trouxe ao mundo. O quadro se complica ainda mais quando Jules se envolve com Paul, o doador vivido pelo ator Mark Ruffalo.

Longe, muito longe de querer defender um ideal de família feliz gay, Lisa Cholodenko desenvolve com cuidado e propriedade um cenário muito comum em toda e qualquer vida conjugal, hétero ou homossexual. Isso que encanta talvez, a simplicidade com que ela constrói cada personagem como se fosse à mão. A química entre a dupla Annette B. e Julianne M é incontestável bem como entre Mark R. e Julianne M. Imaginem vocês o efeito desse trio marcado por laços fortíssimos , numa dinâmica que contempla o dia a dia dessa família com dilemas importantes, cruciais mas que são encarados por todos sem exceção como mais uma etapa a ser resolvida, encarada e bola pra frente. Os três estão espetaculares, viscerais e incorporam cada um ao seu jeito personagens que poderiam lhes render indicações ao Oscar.

Annette Bening vive uma médica, racional e perfeccionista, que encarna na relação uma posição pró ativa e mais masculina. Julianne Moore uma mulher de meia idade bem menos objetiva que sua parceira e mais feminina, ocupa na relação uma posição mais dependente e frágil. Finalmente Mark Ruffalo vive o personagem de um homem que não levou os estudos ao fim e passou a se dedicar a plantação de alimentos orgânicos, mais ligado à terra e menos urbano que os demais, ele é propietário também de um restaurante. Com essa atuação Ruffalo cativa, convence o público de todo seu potencial em alegrar e movimentar a vida dessa família. Imperdível a experiência de assistir Minhas Mães e Meu Pai no cinema!

6 comentários:

  1. Oi Carol,

    Este é um filme que eu tenho muita curiosidade para ver, em parte por conta das críticas positivas quando de sua apresentação em festivais europeus, e agora por causa de sua acolhida positiva.

    A Lisa Cholodenko é uma diretora que não força a mão, pelo menos é o que percebi em seu filme "Laurel Canyon - A Rua das Tentações", uma grata surpresa que encontrei por acaso num sebo aqui da cidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz em ver o quanto gostou do filme, Carol! Eu já estava atenta depois do trailer e acredito que vai entrar no circuito nacional, assim terei a chance de conferir na telona também. Sou fã particularmente da Julianne M., mas pelo jeito, o trio está afinado. Vou acompanhar toda a cobertura por aqui e anotando todas as indicações!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. oi carol!

    Já estava querendo ver esse filme...depois de seus comentários!
    Estou ainda mais ansiosa...parece ser ótimo mesmo!!!

    obrigada!

    ResponderExcluir
  4. OI querida Carol,

    Eu tb adorei o filme. Tem gente q ñ gostou. Fico s/ entender. Acho o filme no tom e no ponto certos, fora as atuações sensacionais ( e olha q eu implicava c/ a Annete Benning ).
    Excelente a sua crítica!

    ResponderExcluir
  5. enviei o comentário para o filme errado, desculpem pessoal!!

    Agora esse filme minhas mães e meus pais me deixou numa curiosidade impressionante, pela historia q conta, como tb pelo elenco, q eu sou fanzaço, atores q me agradam bastante, naturais e como vc disse Carol, viscerais, suas interpretações sempre deixam marcas. Não vejo a hora de assistir!


    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carol!
    Obrigado por mais um texto e contribuição ao blog. Bacana a representação do casal gay como casal de fato e não como algo grotesco, distante das engrenagens que movimentam as relações sociais.

    Beijossss

    ResponderExcluir