quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Festival do Rio 2010: Diversos #01

A GENTE ACABA SE ACOSTUMANDO
A gente acaba se acostumando, um média metragem em formato de documentário, narra a história de 5 meninas que tentam se reinserir na sociedade Iraniana após terem fugido de casa por motivos diversos como: abuso sexual, uso de drogas, conflitos familiares etc. O filme mostra essas cinco jovens à partir do ponto de vista do abrigo que as acolhe. Este abrigo representa um refúgio com suporte médico e psicológico, dirigido por assistentes sociais que na maior parte do tempo fazem o papel de cuidadores dessas meninas. No entanto elas se mostram bastante insatisfeitas e tristes por se sentirem presas lá dentro. Os pontos interessantes ao meu ver foram aparecendo na medida em que as cinco jovens respondiam às entrevistas e expunham suas queixas e justificavam o porque de estarem ali. No mais, o filme cansa um pouco, devido ao formato: câmera na mão e closes demorados, além das falas longas e repetitivas. Saí do cinema com a impressão de que o filme agrada mais pelas informações que ele oferece a respeito do tema e pelos dados curiosos acerca de uma sociedade que quase não conhecemos.


TODAS AS MÃES
Coincidentemente este e o filme anterior A gente acaba se acostumando se assemelham em diversos pontos: A começar pela duração, ambos tem aproximadamente 50 minutos, e também ambos são uma espécie de documentário. Depois a temática e a ambientação.Todas as mães se passa no Iraque (Kurdistão) e nos apresenta o efeito dos trinta anos de ditadura do partido liderado por Saddam Hussein. Embora bastante arrastado e por oras monótono, o filme mostra cenas fortes quando surgem as mulheres: irmãs e mães que perderam parentes nessa batalha, no total foram 4500 vilas destruídas e 182 vítimas.O relato delas nos emociona e choca, mais ainda quando falam sobre a expectativa de vida nesse lugar. Quando, por exemplo, avós comemoram por terem netos, se vangloriando do fato de ainda terem filho vivos. Já outras, ainda esperam seus filhos, maridos e irmãos retornarem mesmo tendo a consciência de que a probabilidade desses parentes terem morrido é muito grande. O luto constante faz parte deste povo que espera a morte como se espera uma visita qualquer. Destaque para a fotografia da cena final, onde os caixões com os corpos chegam ao Kurdistão reunindo milhares de pessoas à espera de alguma notícia sobre os seus, ainda que seja da morte, que a esta altura significa algum sinal real , algum porto seguro para essas pessoas que vivem sem esperança alguma.


TERÇA DEPOIS DO NATAL
Com uma sinopse não muito atraente, tema bem manjado no cinema Terça depois do natal não deixa a desejar de forma geral, exceto o fato de não acrescentar muito ao gênero. Quero dizer, que assim como este, outros filmes já exploraram muito melhor a temática: traição conjugal x conflito familiar. Filme Romeno que conta a história de Paul casado com Adriana há dez anos, pais de uma menina de oito. Há seis meses no entanto, ele mantém um caso com Raluca, a dentista de sua filha. Bom, o drama todo se inicia quando Paul resolve levar a filha à dentista. O que ele não esperava é que sua mulher fosse fazer questão de acompanhá-los neste dia. Quando ele se vê diante das duas, se sente pressionado a tomar uma decisão e à partir daí a dinâmica familiar muda. As atuações são medianas, nada que comprometa o desenvolvimento do filme mas também nada de se aplaudir. Em um dado momento fiquei esperançosa do ator Dragos Bucur, (presente nesse elenco) ocupar um papel de maior destaque como já havia feito e muito bem em Polícia, Adjetivo, outra produção romena, mas não, ele interpreta um dos amigos do casal de protagonistas, num papel bem secundário. Para finalizar, volto a dizer que Terça depois do natal não fica devendo nada mas, ao meu ver, também não acrescenta muito. Em todo caso, na maré que estamos já é um dado positivo o filme não se comprometer negativamente.

4 comentários:

  1. Oi Carol,

    Por mais que não sejam títulos fantásticos, creio que assistir a estes filmes, principalmente do perfil do dois primeiros que tu comentou, se configure em algo importante, nem que seja para nos dar uma dimensão maior do mundo, este vasto espaço que tem suas fronteiras cada vez mais diluidas mas que, paradoxalmente, ainda esconde realidades que nos fogem completamente.

    Sobre o cinema romeno, sem dúvida é um dos mais emergentes da europa, portanto merece uma olhadela, mesmo que, no final das contas, o filme em si não seja tão destacável assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Depois de ler estes últimos comentários e por tudo que estou acompanhando, inclusive a lista dos filmes selecionados para exibição, fiquei com a impressão de que o gênero/estilo documentário está sendo muito adotado no cinema por aí a fora. Talvez uma tendência de trazer mais realismo ao cenário atual, não sei... Seja na biografia de personalidades badaladas ou no formato de produções modestas, né?

    Deve estar se esbaldando este ano!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Verdade Mana, e acho que isso tem acontecido exatamente por esse motiv,o de levar mais realismo às telas de cinema. Parece que o público é afetado e atingido dessa forma.

    Sim, estou me esbaldando rs. Pode acreditar e se tivesse mais tempo, assistiria mais filmes!!

    Obrigada pela visita :)
    beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol!
    Obrigado pelas pitadas.

    Beijossss

    ResponderExcluir