terça-feira, 28 de setembro de 2010

Festival do Rio 2010: Riscado (segunda opinião)

Enquanto a turma veterana do cinema nacional, em sua grande maioria, entrega mais do mesmo cinema – sejam produtos comerciais ou pretensas obras de arte -, deve-se ficar de olho naqueles que começam agora no ofício. Do que foi apresentado até o momento na Première Brasil no Festival do Rio, é justamente um jovem diretor que entregou o melhor filme: uma pérola chamada Riscado.

Em Riscado conhecemos Bianca, jovem atriz que faz o que pode para sobreviver no ramo: seja como panfletista ou participando de vexaminosos (não para ela) telegramas animados. Ela segue a vida da melhor maneira que pode, conseguindo tempo ainda para participar de um grupo de teatro. Quando uma oportunidade melhor aparece, para protagonizar um filme coproduzido entre o Brasil e a França, Bianca sabe deixa tudo em segundo plano para seguir seu sonho e aceita a proposta sem pensar duas vezes.

Riscado não pertence a nenhuma classe muito difundida de cinema. Tem uma estrutura simples mas é inventivo em sua grande maioria, entregando soluções visuais para evitar óbvios e massantes diálogos. Dentre eles, uma série de recursos bonitos, que enriquecem o filme, são inseridos pontualmente na forma de pequenos vídeos gravados com uma câmera digital comum – como se tivessem sido feitos por Bianca.

A competência de Pizzi como diretor fica evidente através de seu controle de câmera, assim como pela ótima escolha de uma estética crua e realista, sendo que seus planos não estão ali para sobreporem à narrativa do filme - o que mostra maturidade para um diretor estreante. Em Riscado, Pizzi busca alterar signos de um cinema que já é comum hoje, mas sem se tornar excessivo, sendo isso uma escolha que obviamente contribui com seu belo trabalho.

Karina Telles, esposa do diretor, encorpora Bianca com maturidade e profundidade incríveis. Telles tem uma beleza particular, não óbvia, e dá à personagem uma gama enorme de sentimentos que ficam muitas vezes explícitos apenas pelo seu olhar – que, sem exageros, me fez pensar em Liv Ullmann por mais de uma vez. Riscado não seria nada sem sua interpretação, talvez apenas um filme esteticamente bonito e de roteiro interessante, mas a forma motriz do filme está toda na atriz. Não seria surpresa nenhuma (mas sim uma grande satisfação) que a mesma vença o Festival na categoria de Melhor Atriz.

Em suma, Riscado é um trabalho melancólico e duro, repleto de questões pontuais que são levantadas com muito tato e sutileza. Através de Bianca, Pizzi fala sobre o pouco valorizado trabalho do ator, visto por muitos como vaidade ou hobby, e indiretamente ataca os meios de produção do cinema nacional. Cinema este que felizmente, ainda que vez ou outra, nos agracia com ótimas produções como este Riscado.

4 comentários:

  1. Opa Kon,

    Que bom que parece que temos uma boa leva de cineastas estreantes com vigor para tentar alavancar o nosso tão esfarrapado cinema.

    Juntando o comentário anterior da Carol com o teu e mais minha curiosidade natural pelo cinema nacional, devo dizer que "Riscado" já figura na minha lista de "tenho de ver logo". Acabei de assistir o trailer, que me instigou muito também. É, agora estou mesmo nos cascos para ver "Riscado".

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi galera! não sou do Rio, e to invejando vcs no úrtimo, mas a Carol, grande amiga e agora crítica de cinema ! Tão mandando muito bem, pois a Mostra de SP vem em seguida

    Minha única sugestão é que vcs postem a ficha técnica do filme, facilita horrores!

    Grande abraço a vcs!

    ResponderExcluir
  3. Doug amore!!

    Muito bom vc por aqui querido :)
    Obrigada pelo "crítica de cinema" haha. Mas aqui apenas comento informalmente os filmes que consigo ver no Festival e olhe lá!!
    Você tem que vir pra cá nessa época pra gente pegar uma leva boa de filmes e saír vendo!!!

    beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kon!
    Devido às oponiões de nossos correspondentes, o que me resta é anotar este filme, ao menos mentalmente.


    Abraçosss

    ResponderExcluir